Como ter um ótimo relacionamento com seus pacientes

Relacionamento saudável não é apenas para casais, o relacionamento com seus pacientes é tão importante quanto.

Manter uma relação saudável com seus pacientes é crucial para sucesso tanto do consultório quanto da profissão, além do paciente se sentir mais à vontade com você, você acaba se sentindo mais leve para desdobrar a sua função.

A busca pela valorização do envolvimento entre o profissional e o paciente trouxe à tona o debate sobre a importância do humanismo na prática médica.

Como construir um bom relacionamento?

Primeiramente antes de qualquer atitude, o profissional precisa focar menos no dente quebrado, na coroa e mais no paciente. Afinal ele é a razão da sua existência profissional. Nestes tempos de grande avanço econômico e tecnológico, nada substitui o tratamento humanizado. Nada é mais importante do que a maneira que você trata seu paciente. Ainda mais que isso vai definir se ele aerá fiel ao seu consultório ou não.

A relação profissional-paciente é uma interação que envolve confiança e responsabilidade. Caracteriza-se pelos compromissos e deveres de ambos os atores, permeados pela sinceridade, ética e amor pela odontologia. Sem essa interação verdadeira não existe odontologia.

Trata-se de uma relação humana que, como qualquer outra do gênero, não está livre das complicações. Possivelmente, quem está com algum problema, dor, já procurou diversos profissionais que, provavelmente, nem olharam para o seu rosto ou apertaram sua mão. É uma das dificuldades que precisam ser enfrentadas no momento da abordagem inicial.

A  Odontologia também é arte

É comum o paciente chegar no consultório do dentista e não dimensionar o quanto aquele momento é importante. Afinal, ele sai do seu trabalho correndo, muitas vezes esquece o que precisa dizer, chega nervoso porque precisa voltar ao trabalho, ou até pelo famoso medo do dentista.

É obrigação de todo dentista, estabelecer uma interação com o paciente, não importa sua classe, sua cor ou seu credo. Esse profissional precisa estar pronto para enfrentar as adversidades, e estar sempre preparado para qualquer contestação do paciente. Há situações em que o paciente chega acompanhado inesperadamente de uma terceira pessoa. Esta que adquire papel de intermediária e, por conseguinte, interfere na relação profissional-paciente, isso acontece muito na odontopediatria.

É possivel em outro momento, que o paciente está visivelmente aborrecido, com as mãos geladas, nervoso. Pois já aguarda na sala de espera há algum tempo. Com tantas dificuldades, como o profissional faz para criar um ambiente agradável e propício para receber o paciente e interagir com ele? Sem esse contato não é possível estabelecer um diálogo e desenvolver uma anamnese adequada.

Relacionamento fora do consultório

Tem também o relacionamento fora do consultório, este acaba se tornando um grande aliado do dentista e um fidelizador de pacientes. Enviar uma mensagem de aniversário, de perguntar se está tudo bem, de mandar uma mensagem motivacional para que a semana seja boa, de lembrar das datas comemorativas, lembrar seu paciente que faz tempo que não aparece no consultório e está na hora de um check-up, etc.

Para ser dentista é preciso gostar de gente. Saber que não existem probleminhas, e sim problemões, você está lidando com pessoas que têm sonhos, sonhos de poder ter um sorriso bonito, sonho de poder comer de tudo sem doer o dente, de ter dentes esteticamente maravilhosos.

Exercer essa profissão é pôr em prática o amor ao próximo. O paciente coloca nas mãos do profissional os sonhos dele,  e este necessita de tranquilidade e de ferramentas ideais para um atendimento no qual possa oferecer o melhor do seu conhecimento, toda a sua atenção e, principalmente, todo o seu respeito. Ele precisa de tempo suficiente para conhecer o paciente, descobrir suas queixas, averiguar seu passado, seus anseios e suas angústias. E fazê-lo sair aliviado, com a perspectiva de ter seu problema solucionado.

Saiba mais: Como evitar faltas e atrasos de pacientes

Depois de todo esse bate papo, nada mais justo que entregarmos um presente especial para você profissional da odontologia.
Preparamos um KIT recheado de coisas boas para você colocar em prática o relacionamento com seu paciente.

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