Como ter um ótimo relacionamento com seus pacientes

Relacionamento saudável não é apenas para casais não, o relacionamento com seus pacientes é tão importante quanto.

Manter uma relação saudável com seus pacientes é crucial para sucesso de seu consultório e de sua profissão, além do paciente se sentir mais à vontade com você, você acaba se sentindo mais leve para desdobrar a sua função.

A busca pela valorização do envolvimento entre o profissional e o paciente trouxe também para à tona o debate sobre a importância do humanismo na prática médica. Acima de qualquer atitude, o profissional precisa focar menos na doença, no dente quebrado, na coroa e mais no paciente, que é a razão da sua existência profissional. Nestes tempos de grande avanço econômico e tecnológico, nada substitui o tratamento humanizado e nada é mais importante do que a maneira que você trata seu paciente, isso vai definir se ele vai ser fiel ao seu consultório ou não.

A relação profissional-paciente é uma interação que envolve confiança e responsabilidade. Caracteriza-se pelos compromissos e deveres de ambos os atores, permeados pela sinceridade, ética e amor pela odontologia. Sem essa interação verdadeira não existe odontologia. Trata-se de uma relação humana que, como qualquer outra do gênero, não está livre das complicações. Muitas vezes a pessoa que está com algum problema, que está com dor, já procurou diversos profissionais que, muitas vezes, nem sequer olharam para o seu rosto ou até mesmo apertaram sua mão. É uma das dificuldades que precisam ser enfrentadas no momento da abordagem inicial.

A  Odontologia também é arte. Frequentemente o paciente chega ao consultório do dentista e não consegue dimensionar o quanto aquele momento é importante na sua vida. Sai do seu trabalho correndo, muitas vezes esquece o que precisa dizer ao profissional, chega nervoso porque precisa voltar ao trabalho, ou até pelo famoso medo do dentista.

A obrigação de todo dentista, é estabelecer uma interação com o paciente, não importa sua classe, sua cor ou seu credo. Esse profissional precisa estar pronto para enfrentar as adversidades, e estar sempre preparado para qualquer contestação do paciente. Também há situações em que o paciente chega acompanhado de uma terceira pessoa que adquire papel de intermediária e, por conseguinte, interfere na relação profissional-paciente, isso acontece muito na odontopediatria. Ainda em outro momento, o paciente chega visivelmente aborrecido, com as mãos geladas, nervoso, porque já aguarda na sala de espera há algum tempo. Com tantas dificuldades, como o profissional faz para criar um ambiente agradável e propício para receber o paciente e interagir com ele? Sem esse contato não é possível estabelecer um diálogo e desenvolver uma anamnese adequada.

Tem também o relacionamento fora do consultório, este acaba se tornando um grande aliado do dentista e um fidelizador de pacientes. Enviar uma mensagem de aniversário, de perguntar se está tudo bem, de mandar uma mensagem motivacional para que a semana seja boa, de lembrar das datas comemorativas, lembrar seu paciente que faz tempo que não aparece no consultório e está na hora de um check-up, etc.

Para ser dentista é preciso gostar de gente. Saber que não existem probleminhas, e sim problemões, você está lidando com pessoas que têm sonhos, sonhos de poder ter um sorriso bonito, sonho de poder comer de tudo sem doer o dente, de ter dentes esteticamente maravilhosos. Exercer essa profissão é pôr em prática o amor ao próximo. O paciente coloca nas mãos do profissional os sonhos dele,  e este necessita de tranquilidade e de ferramentas ideais para um atendimento no qual possa oferecer o melhor do seu conhecimento, toda a sua atenção e, principalmente, todo o seu respeito. Ele precisa de tempo suficiente para conhecer o paciente, descobrir suas queixas, averiguar seu passado, seus anseios e suas angústias. E fazê-lo sair aliviado, com a perspectiva de ter seu problema solucionado.

 

Depois de todo esse bate papo, nada mais justo que entregarmos um presente especial para você profissional da odontologia.
Preparamos um KIT recheado de coisas boas para você colocar em prática o relacionamento com seu paciente.

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