Exercícios para melhorar a postura e aumentar seu tempo no mocho.

Exercícios para postura

A sua postura hoje em dia é crucial para o seu bem-estar mental e equilíbrio físico.
Deixa eu adivinhar, você acorda, se espreguiça e já sente sua coluna estalar todos os ossos possíveis do corpo, não é mesmo? Isso ocorre pois não é fácil manter sua coluna ereta e sem dor sempre. Entretanto, com tantos compromissos, longas horas no mocho e estresses do dia a dia, nós entendemos que isso seja natural. Porém, fazendo alguns exercícios, tendo um pouquinho de empenho e atenção, é possível diminuir os erros posturais.
Para isso, vamos passar alguns treinos específicos de flexibilidade, que ajuda no alongamento do corpo.


Exercício 1:

Fto_1


Iniciamos esse exercício tendo que permanecer parado durante 1 a 3 minutos na posição que mostra a imagem. É importante que a cabeça, as costas e os braços estejam completamente encostados na parede.


Exercício 2:

Fto_2 (1)

Neste exercício você deve ficar na posição de 4 apoios, com as mãos e os joelhos no chão. Logo após estique o braço até a altura do ombro, ao mesmo tempo que estica uma perna até a altura do quadril. Como mostra a imagem acima.

Deve-se permanecer parado nesta posição durante 1 minuto e então trocar os braços e as pernas. Realizar 4 séries de 1 minuto cada.

Exercício 3:

Fto_3

Neste exercício é necessário deitar em um colchão de barriga para cima, com um travesseiro embaixo das costas.  Após, pressionar os joelhos contra o chão, aperte o bumbum. Ao mesmo tempo, abra o peito e tente unir os ombros.  Mantenha as palmas das mãos viradas para cima e tente pressionar a cabeça contra o colchão.

Deve-se permanecer nesta posição cerca de 20 a 30 segundos. Relaxe enquanto respira fundo e repita o exercício 5 vezes.


Exercício 4:

Fto_4
Continue na mesma posição do exercício anterior, mas agora levante os braços até à cabeça e pressione os braços contra o colchão.

Deve-se permanecer nesta posição cerca de 20 a 30 segundos. Relaxe enquanto respira fundo e repita o exercício 5 vezes.


Exercício 5:

Fto_5 (1)


Ainda na posição do exercício anterior, mas com os joelhos dobrados e os braços abertos a 90º, pressione os braços e a cabeça contra o colchão. Deve-se permanecer nesta posição de 20 a 30 segundos, relaxar enquanto se respira fundo e repetir o exercício 5 vezes.

 

Esses exercícios de flexibilidade  é uma prática que visa, sobretudo, aumentar o equilíbrio corporal, a elasticidade dos membros e relaxamento. Como um tipo de alongamento, essa prática não visa questões estéticas e sim, manter seu bem-estar mental e equilíbrio físico em dia.

Existem as pessoas que adoram se alongar por horas e aquelas que preferem fazer algum tipo de esporte, dança ou musculação. Fique sabendo que esse tipo de exercício também faz um bem tanto quanto os exercícios de flexibilidade. O ballet, a musculação, equitação, os outros tipos de dança, pilates e natação são exercícios que ajudam a melhorar a postura, todos eles fortalecem os músculos eretores da coluna, peitorais, abdominais e região posterior da coxa, que ajuda a manter a coluna correta no dia a dia.

Quando além de má postura também há dores nas costas ou pescoço, o correto é agendar uma consulta com um fisioterapeuta porque existem tratamentos como RPG, que é a Reeducação Postural Global, que é capaz de aliviar a dor nas costas, ombros e pescoço.