Planejamento de Marketing para o Consultório

Planejamento de Marketing para o Consultório

Você já fez alguma vez o planejamento de marketing para o consultório? Já está com o planejamento deste ano pronto? Não? Então saiba que você não está sozinho. A grande maioria dos profissionais da saúde não fazem.

No entanto, não se preocupe, sempre é tempo de se planejar. É importante parar e gastar um tempo para se fazer um bom planejamento de marketing para o consultório. Aqui vão algumas dicas que vai ajudar muito você colocar isso em prática:

DEFINA SUAS METAS

Primeiramente, você precisa definir suas metas, escreva quais metas você gostaria de atingir para o consultório até o final do ano.

Como exemplo para ajudar você a começar, podemos usar a ortodontia. Meta de ter 350 pacientes de manutenção de ortodontia no final do ano. Outro exemplo que podemos citar, implantes dentários. Concluir 100 implantes até o final do ano. Viu como começa a ficar mais fácil?

COLOQUE SUAS METAS EM UMA PLANILHA MÊS A MÊS

Com as metas definidas, hora de colocar na planilha mês a mês. No entanto, é importante levar em consideração os meses mais fracos e os mais fortes para fazer um planejamento realista.

Coloque distribuído nos meses quantos implantes e quantos pacientes de manutenção você precisa todos os meses para atingir sua meta no final do ano. Em seguida, determinar as ações que você vai fazer para que estas metas se concretizem.

TIPOS DE AÇÕES DE MARKETING PARA ATINGIR AS METAS DO CONSULTÓRIO

Existem várias ações de marketing que você pode fazer para trazer pacientes e atingir suas metas no consultório. Listamos aqui as duas com mais resultados.

INDICAÇÃO

Uma das ações é a famosa indicação, muitos consultórios vivem à base de indicações de outros profissionais, esta é uma ação que tem baixo investimento financeiro. No entanto, é importante você saber quantos pacientes em média chegam ao seu consultório por indicações.

De acordo com as boas práticas de marketing, uma forma de aumentar as indicações é investir tempo com relacionamento com outros profissionais e amigos. Como resultado, você pode ter uma surpresa com o aumento de pacientes no consultório com baixo investimento financeiro.

INTERNET

A outra ação que você precisa ter em mente é o marketing digital para o consultório como forma de captação de pacientes. A internet é a bola da vez para este tipo de captação. Se você já faz uso desta ferramenta, importante você conseguir calcular o CAC (custo de aquisição do cliente). Para cada paciente conquistado, quanto foi investido e em qual canal. Com isso você saberá aproximadamente quanto terá que investir no mês para tentar atingir sua meta.

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No entanto, se você ainda não faz uso desta ação, ainda tem um passo de testes e validação do investimento de marketing, é importante começar e mensurar seu retorno nos primeiros meses. Para isso, uma empresa especializada pode ajudar você melhor e chegar mais rápido a este número.

Não basta só querer crescer e esperar que isso aconteça, para atingir o resultado que você almeja para seu consultório, é importante entrar o máximo no detalhe para não chegar no final do ano e querer recuperar o tempo perdido. No final do ano o ideal seria você já começar o planejamento do ano seguinte, usando os aprendizados e números do ano recorrente.

QUANTO TEMPO LEVO PARA FAZER O PLANEJAMENTO DE MARKETING DO CONSULTÓRIO?

Você não deveria se preocupar com o tempo que “investirá” para realizar o planejamento que pode determinar o sucesso de seu consultório. Não dependa somente da sorte! Gaste o tempo que for necessário para fazer este exercício, você vai colher bons frutos dele.

Então, para você ter uma ideia de tempo, acreditamos que entre 2 a 8 horas de dedicação você conseguirá fazer um bom planejamento, vai depender muito das informações que você já tenha em mãos.

 

Para facilitar sua vida, vamos disponibilizar neste conteúdo uma planilha base para você fazer seu planejamento, use e abuse dela para fazer seu planejamento para 2020. Clique no botão abaixo para baixar sua planilha.

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Desejamos um bom trabalho e muito sucesso!

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