Os 4 Pilares do Sucesso Profissional na Odontologia

Ultimamente um dos assuntos mais comentados entre o profissional dentista, é a atual situação do mercado da Odontologia. Essa saturação faz com que o número de dentistas reclamando sobre a redução dos pacientes, a dificuldade em fechar um orçamento ou até mesmo de finalizar um tratamento mais prolongado, aumente cada vez mais.

O fato é verdadeiro! O mercado está sim mais competitivo. Os dentistas estão ficando mais preocupados com outras clínicas ou consultórios próximos que os fizeram dividir os pacientes da região. Entretanto, mal sabe que no Brasil, o grande concorrente não é este dentista vizinho, e sim outros segmentos de mercados. Segmentos como as casas Bahia, lojas de sapatos, eletrônicos, roupas e por aí vai. Quando pensamos, percebemos que o brasileiro tende a deixar de ir ao dentista para fazer outras coisas que lhe agradam. Se colocarmos em uma balança bens e saúde, ela sempre vai pender mais para o lado dos bens.

Este cenário que não é muito favorável para a classe, por isso, deixo aqui algumas dicas que tem funcionado muito em diversas clínicas espalhadas pelo país, dicas que aprendi com um amigo administrador de algumas clínicas e passo exclusivamente para você os 4 pilares do sucesso Profissional na Odontologia que Chamamos de DVBP.

 

  • O Primeiro pilar é o D, o D de Disciplina.

É muito importante termos em mente que este é praticamente o princípio para fazer qualquer coisa. Ter disciplina com horário, organização do consultório, relacionamento com seus pacientes, sendo um Dentista disciplinado você já está na frente de muita gente.

  • O segundo pilar é o V, o V de Vendas.

Cada vez se torna mais difícil fechar um orçamento, o Dentista precisa ser vendedor também, ler sobre técnicas de vendas e marketing ajuda muito nesta hora, saber vender seu peixe é o melhor negócio para você, convencer o paciente que você é a pessoa certa para fazer o tratamento. Inspirar CONFIANÇA, a palavra que todo paciente gosta de dizer sobre o seu Dentista, saiba vender esta qualidade, pois depois de conquista-la, o preço se tornará menos relevante para fechar um orçamento.

  • O Terceiro pilar está muito relacionado com o segundo, o B de ser Bom tecnicamente.

É importante ser muito bom em sua especialidade, principalmente para poder passar confiança para seus pacientes e para que seja indicado por eles. E por que não se tornar referência? É aí que a importância em se atualizar constantemente entra em cena. Afinal as pessoas procuram por especialistas e não mais por Dentistas somente.

  • O Quarto e último pilar, mas não menos importante é o P de Produtividade.

Saber calcular a sua hora clínica, cada vez mais se torna essencial na odontologia, principalmente para ter noção de precificação. Se relacionar com seu paciente é importante, mas também é importante saber quanto custa sua hora para ser mais efetivo e produzir mais diariamente.  Depois que você souber o custo, com certeza se atentará mais ao tempo, atendendo com mais pontualidade e sem atrasos. E a consequência disso? Você rende mais e seus pacientes ficam mais felizes, afinal, ninguém gosta de esperar, não é mesmo?

Seguindo estes 4 pilares, sua clínica e consultório terá tudo para ser um sucesso.  Dessa forma consegue passar por qualquer crise sem muitos desconfortos.

Além disso você vai entender o porquê de nunca deixar de lado o marketing para trazer pacientes para o consultório. Quer saber mais sobre o Marketing para Consultórios, vem pra Superdental, clique aqui.

 

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