Entenda como uma Clínica do interior de São Paulo conseguiu aumentar os pacientes em mais de 200% com pouco investimento.

Conquistar a atenção do paciente não é uma tarefa tão fácil. Muitas clínicas odontológicas optam por não investir em marketing digital. Pois consideram que é um custo a mais para o consultório. Não para esta clínica, que apostou no desenvolvimento do inbound marketing combinado com impulsionamento no Facebook e hoje já colhe resultados de todo o processo que é consequência de muito trabalho a partir deste investimento que cabe no bolso de qualquer dentista.

Confira alguns dos trabalhos realizados pela SuperDental para esta clínica:

Desenvolvimento do site:

Hoje o nosso cliente contém um site moderno e atualizado para todos os dispositivos de acesso com sua apresentação e tratamentos oferecidos. Além de blog com conteúdos de autoria e sobre diversos tratamentos da clínica. Como próteses dentárias, estética dental e implante dentário. Bem como todos os contatos atualizados para que os pacientes facilmente entrem em contato com a Clínica e demais funcionalidades alinhadas com o cliente. E claro, a otimização do site para a busca gratuita do Google foi aplicada em todas as páginas para ranquear um bom posicionamento sem ter que necessariamente anunciar para aparecer no buscador gigante.

Gestão de Mídias Sociais:

Um site bem reformulado com o blog atualizado é fundamental para o sucesso de um consultório odontológico.  Replicar os conteúdos do site nas mídias sociais para engajamento com os seguidores é outro fator importante neste processo do inbound marketing. O Facebook já conta com um aumento de 200% se comparado aos seis meses anteriores. Afinal conta com postagens semanais de campanhas e links para um bom direcionamento ao site. Bem como o contato inbox com todos os usuários engajados nas mídias sociais.

Desenvolvimento de Campanhas no Facebook:

Toda campanha corretamente direcionada, resulta em LEADS quentes para o consultório odontológico. Este resultado pode ser cultivado de curto a longo prazo. O atendimento da clínica neste momento é fundamental para não perder contato com um lead. Mesmo que em um primeiro momento só busque informação para depois agendar efetivamente uma consulta a partir da especialidade anunciada.

Campanhas no Google AdWords:

Com o site amigável e otimizado para a busca gratuita, foi desenvolvida uma campanha com as principais especialidades que ao serem pesquisadas aparecem o site da Clínica aos pacientes interessados em primeira página. O desenvolvimento da estratégia foi segmentar e otimizar com frequência as palavras-chave para aproveitar ao máximo o recurso de anunciante do Google.

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Resultados: existem dois tipos de campanhas e os seus respectivos resultados.

Inbound marketing:

Com o tempo, o paciente que procura o consultório, mas como? Através dos conteúdos que ele mesmo encontra seja nas redes sociais ou no site. Este processo não é de curto prazo, mas efetivamente. Quando o paciente interessado tem interesse pelo conteúdo, automaticamente, tem interesse em agendar uma consulta. Bem como marcar uma avaliação com o profissional do consultório e ainda divulgar para os amigos e familiares a experiência obtida com o contato da clínica. O valor para este tipo de investimento é bem mais em conta se comparado com o outbound marketing.

Outbound marketing:

Este é um processo mais caro. Pois  envolve a mídia tradicional (rádio, televisão, jornal, revista), outdoor, cartazes e mídias diretas.  Em geral, há um custo com criação, produção, distribuição. Entretanto não há como definir um público-alvo por conta do longo alcance e consequentemente um investimento bem maior para este tipo de estratégia. Este meio pode ser considerado interessante somente para curto prazo e não para fidelização de contatos e todo o processo que o inbound marketing possibilita.

A SuperDental é especialista em marketing e serviços para dentistas. Apostar no inbound marketing e mídias sociais como a Clínica Odontocompany Marília será o seu próximo caso de sucesso. Solicite hoje mesmo um diagnóstico gratuito de marketing digital e saiba o poder que o seu consultório pode ter na internet.

Autor: Alisson Souza, publicitário, especialista em marketing e administração.
É analista de marketing e planejamento na SuperDental.