Franquia Odontológica Vs Clínica Própria

Franquia Odontológica Vale a pena? A dúvida que anda assombrando os dentistas

Todos os meses abrem novas unidades de Franquias pelo Brasil. Franquias Odontológicas estão entre as que mais crescem no setor.  

Normalmente estas franquias são administradas por empreendedores que olham para o mercado da Odontologia e veem uma boa oportunidade de gerar riqueza. O motivo principal destes empreendedores optarem pela franquia é para tirar o efeito desconhecimento do mercado. 

Pois acima de tudo a franquia te dá os caminhos das pedras. Portanto seguindo exatamente a linha de gestão da franquia, a chance de ter sucesso aumenta consideravelmente.

Importante o Franqueado fazer a parte dele de marketing regionalizado e aproveitar a força da marca.

E para os dentistas que já possuem suas clínicas? Vale a pena transformar a clínica em franquia?

Depende muito da situação da clínica e do que se espera de sua clínica. Se o objetivo é conseguir ser reconhecido(a), ter seu nome eternizado na odontologia de sua cidade, ter sua própria marca, a resposta é não, não vá para o caminho das franquias, no entanto, pense que você terá que ser um empreendedor(a) e precisará de ajuda para aguentar o ataque das franquias, principalmente de marketing pois as franquias utilizam muito do marketing para captação de pacientes. Algumas franquias pregam que onde monta uma franquia odontológica, quebram 3 consultórios pequenos nas redondezas. Por isso, se capacite para fazer uma boa gestão de seu consultório e contrate profissionais ou empresas para auxiliar na parte de marketing e gestão. Este é o caminho do sucesso para você.

Agora, se você pensa em crescer rápido, pensa em sua aposentadoria, não quer atrelar sua marca, não quer se preocupar com aprendizado na parte de gestão e marketing, para estes casos a franquia é um excelente negócio, ela vai encurtar caminhos, mas lembre-se, importante seguir exatamente o que a franquia passa e fazer sua parte, principalmente com investimento em marketing regional aproveitando a força da marca da franquia pois isso é o que traz o retorno na captação de pacientes.

Cuidado na hora de escolher

Existem franquias e franquias, cuidado na hora de escolher a sua, faça a conta de quanto uma franquia diz que você vai faturar, veja se é possível matematicamente, pois existem franquias que dizem que você vai faturar 500mil ao mês em pouco tempo, isso não existe, a não ser que seja a melhor clínica do país, tenha mais de 10 consultórios e fila na porta de pacientes para serem atendidos. Se for seu caso este, com muito investimento em marketing, pode ser que consiga. Visite unidades da franquia em outras localidades, pergunte se são corretos, se realmente ajudam na parte de gestão, se conseguir pergunte em quanto tempo começou a pagar as contas do mês (em média de 8 a 9meses). Isso vai fazer muito a diferença para ajudar você a tomar a sua decisão.

Com estas situações, agora fica para você dizer qual seu momento e onde você via apostar suas fichas.

Deixe sua opinião nos comentários, se é melhor investir em franquia odontológica ou em clínica própria.

Caso sua opção seja uma clínica própria, saiba que a SuperDental tem soluções para te ajudar a chegar ao sucesso. Caso seja uma franquia, temos um plano para franquias que atende perfeitamente sua necessidades também. Temos mais de R$100 clínicas e franquias utilizando nossos serviços diariamente.

Clique aqui para falar com um consultor da SuperDental