Câncer de mama – Vamos falar sobre isso?

Outubro Rosa é uma campanha mundial que busca a conscientização, prevenção e diagnostico do câncer de Mama.  O símbolo dessa luta é representado por um laço cor de rosa. O Câncer de Mama é o 2° Câncer que mais atinge mulheres no mundo, ficando atrás do Câncer de pele. Por outro lado Câncer é um tema difícil de ser tratado, falar abertamente sobre ele ajuda a esclarecer mitos e verdades, aumentando a chance de enfrentar da doença.

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.

O QUE PODE AUMENTAR O RISCO?

O câncer de mama não tem uma única causa. Entretanto a idade é um fator importante (maioria dos casos ocorrem acima dos 50 anos) a mulher que:

  • Ter menstruado antes dos 12 anos,
  • Não ter tido filhos,
  • Engravidado pela 1° vez após os 30 anos,
  • Não ter amamentado,
  • Ter feito reposição hormonal são fatores que podem colaborar para o desenvolvimento do câncer.

Do mesmo modo podem  influenciar fatores ambientais e estilo de vida como: Menopausa, obesidade, exposição à radiação, sedentarismo, consumo exagerado de bebida alcóolica e casos na família. Entretanto esse fator corresponde apenas 5% a 10% dos casos.

Homens também podem ter câncer de mama, entretanto apenas  1% do total de casos é diagnosticado em homens.

PREVENÇÃO:

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA)  cerca de 30% dos casos podem ser evitados através de hábitos saudáveis.

  • Praticar atividade física regularmente;
  • Alimentar-se de forma saudável;
  • Manter o peso corporal adequado;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Amamentar

Relacionado: A Importância da Amamentação.

PRINCIPAIS SINTOMAS

A fase inicial acaba não causando muitos sintomas, o principal sinal de tumor é a palpação de nódulo endurecido. Posteriormente à medida em que a célula se multiplica os sintomas que podem aparecer são:

  • Aparecimento de um nódulo duro na mama ou próximo da axila, que pode ser percebido através do toque e do autoexame da mama;
  • Saída de liquido pelo mamilo quando pressionado, podendo ser sangue;
  • Tamanho ou formato diferente das mamas, que antes não existia;
  • Ter a mama inchada, vermelha e quente e que causa coceira;
  • Ferida na mama que não cicatriza e tem mau cheiro.

(Fonte: Site Tua Saúde)

 

EXAMES

Primeiramente o câncer pode ser identificado através de mamografia que revela a presença de tumores pequenos. A mamografia deve ser realizada a cada 2 anos  para mulheres com 50 e 69 anos. juntamente com a mamografia outro método para descobrir é através do autoexame de mama – apalpando as mamas e regiões próximas à procura de caroço.  Entretanto ele só consegue identificar caroços acima de 2cm o que diminui a chance de cura. O autoexame deve ser realizado 1 vez ao mês, entre 3 ou 5 dias após o 1° dia da menstruarão. Do mesmo modo, mulheres que não menstruam precisam escolher uma data fixa do mês para a realização.

COMO REALIZAR O AUTOEXAME?

(Fonte: Site Tua Saúde)

 

MAMOGRAFIA DE RASTREAMENTO

A realização da mamografia de rastreamento ocorre quando não há sinais ou sintomas. Sendo recomendado fazer em mulheres de 50 a 69 anos, uma vez a cada dois anos.

A mamografia de rastreamento pode ajudar a reduzir a mortalidade por câncer de mama, mas também expõe a mulher a alguns riscos.


(Fonte: Site INCA – Ministério da Saúde)

 

MAMOGRAFIA DIAGNÓSTICA

A mamografia diagnóstica tem finalidade de investigação de lesões suspeitas da mama. A princípio quando há indicação médica pode ser solicitada em qualquer idade, a critério médico.

Entretanto não costuma ser solicitada em mulheres jovens, pois as mamas são mais densas, e o exame pode apresentar resultados incorretos.

TRATAMENTO DO CÂNCER DE MAMA

O tratamento depende da gravidade e estágio do câncer. Logo depois da descoberta o médico oncologista poderá optar por 1 ou combinação de vários tratamentos.

A princípio o tratamento pode envolver Quimioterapia, radioterapia e até retirada da mama com tumor. Tudo ira depender das condições em que o tumor foi diagnosticado.

Logo após a cirurgia existe a possibilidade de continuar o tratamento para eliminar/evitar progressão da doença.

Enfim, tudo depende da gravidade do tumor, por isso a importância de realizar a mamografia e autoexame no tempo recomendado. Ao mesmo tempo para conscientizar a população sobre os sintomas, mito e verdades sobre o Câncer, o INCA  desenvolveu um Teste: O que você sabe sobre o câncer.

A SuperDental apoia esta causa, então não deixe de fazer o exame e se prevenir do Câncer de Mama.  Outubro Rosa um gesto de amor próprio.