Sala de Espera agradável na clínica

Sala de Espera agradável na clínica

Como ter uma Sala de Espera agradável na clínica.

A sala de espera normalmente é nosso primeiro contato no consultório médico, se tornando o cartão de visita do local. É nela em que passamos boa parte do tempo do consultório, por isso é importante ter uma sala de espera agradável na clínica.

Como não é possível adivinhar quanto tempo o paciente irá esperar, é necessário que o ambiente da sala de espera seja aconchegante e entretenha o paciente, não o deixando tenso para a consulta. Afinal quando estamos num lugar onde nos sentimos bem, acabamos por não ver o tempo passar.

Não é necessário montar a sala de espera dos Deuses, nem trocar de prédio para ter um espaço maior. É possível com o espaço que tem transformar a sala em um local agradável e para isso separamos algumas dicas para auxiliá-los nessa missão.

Visual agradável

 

Como já citamos no começo, a sala de espera é o cartão de visita do consultório, então é importante que a sala tenha um visual que combine desde a poltrona até à pintura passando um ar de leveza, tranquilidade e até descontração.

As poltronas

Imagine que os pacientes passam em torno de 20 minutos sentados, as poltronas precisam ser confortáveis, correto? As de poltronas de plástico tendem a ser um pouco desconfortável.  Então pense no caso da consulta atrase o paciente que já está impaciente, ficará mais impaciente caso sua poltrona seja desconfortável. Pois quando estamos confortáveis não nos importamos em esperar. Apostar no conforto é uma excelente opção para seu consultório.

Uma dica master é não manter elas muito próximas, experimente colocar certa distância uma da outra, para não constranger pacientes. Parece simples, mas uma poltrona pode ganhar um paciente e até deixar ele calmo até a consulta.

 

Local limpo e agradável

 

Com o visual definido e as poltronas confortáveis é importante deixar o local limpo, afinal estamos falando de um consultório odontológico e nesse caso, a limpeza conta e muito.

Outra coisa: ninguém irá se sentir confortável ou à vontade em um local muito quente ou gelado, correto? Então é muito importante que o consultório esteja com uma temperatura ambiente.

Para ajudar os pacientes a se sentirem a vontade é a secretária ou você, perguntar para eles se a temperatura está agradável. Pois assim quem se sente receoso para reclamar, principalmente se for sua primeira consulta, irá ficar feliz.  Além de mostrar preocupação com o bem estar deles. A consulta já em si já gera uma tensão, o clima não precisa fazer o mesmo.

 

Espaço kids

 

Por mais que você não trabalhe com Odontopediatria é importante disponibilizar um espaço kids na sala de espera. Pode acontecer que o paciente não tenha com quem deixar o filho, o neto ou alguma criança que ele cuide e caso você tenha um espaço em seu consultório, ele poderá levar a criança e não terá que desmarcar a consulta.

Aromatizante

 

Sabia que o cheiro fica na memória? Uma dica para seu consultório, sempre tenha um aromatizante. Entretanto, aqui vale a mesma regra do ar: o cheiro não pode ser muito forte para não causar desconforto. Precisa ser um aroma agradável.

 

Opções de Entretenimento

 

A sala de espera precisa ter opções de entretenimento lembre- se que vivemos em uma era tecnológica. Uma dica é disponibilizar internet, assim os pacientes se entretêm, podem continuar fazendo suas coisas e não veja o tempo passar. Além de dificilmente vemos alguém sem o celular na mão, ou seja, é indispensável ter mais de uma tomada na sala de espera e perto das poltronas para facilitar.

Não podemos focar somente no digital e esquecer o tradicional como revistas e livros. Eles são uma excelente opção para passar o tempo.

Uma opção importante é disponibilizar televisão, se o consultório for grande é preferível que tenha duas Tvs. É bem importante nas televisões habilitar a legenda, pois às vezes com o barulho do consultório fica difícil escutar. Outra dica é deixar em programas leves, evitando noticias desagradáveis que gerem tensão evitando que o paciente fique tenso antes da consulta.

 

O espaço do cafezinho

 

Pode parecer meio bobo, porém é imprescindível que o consultório tenha um local para disponibilizar para o paciente água e café. Não precisa ser um local muito grande e normalmente ele fica próximo da secretária ou da televisão.

É muito importante que o paciente não se ausente do consultório para tomar água nem ir ao banheiro. São coisas que precisam ter na sala de espera.

 

Interação secretária com pacientes

 

É normal os pacientes terem dúvidas como “será que o atendimento é bom?” “ele demora sempre assim?” “Quais tratamentos ele fez?”.

A secretária precisa estar atenta a esses questionamentos para passar ao dentista e puxar a conversa para si e tirar essas dúvidas. Caso tenha sido um dia incomum e o dentista tenha atrasado falar “Não, foi somente hoje que aconteceu um imprevisto”.

Tirando assim o silêncio que muitas vezes pode deixar o paciente nervoso.

 

Aproveita para se divulgar.

 

A sala de espera é um bom local fazer o marketing do consultório com os tratamentos ali realizados, ou seja, você pode deixar flyers com seus tratamentos e a secretária ir tirando as dúvidas sobre esses tratamentos.

Com essas dicas sua sala de espera tende a melhorar, ficar um clima mais descontraído. Quando os pacientes saem contentes tem muita chance deles falarem do consultório e do tratamento para familiares e amigos.

 

A SuperDental é especializada em marketing digital para consultórios odontológicos, a melhor forma de trazer novos pacientes para seu consultório. Se você pensa em dar um passo adiante com o marketing de seu consultório, faça seu cadastro no botão abaixo para falar com um de nossos consultores.

Clique para falar com um consultor.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here