Conseguir um faturamento satisfatório para seu consultório

Conseguir um faturamento satisfatório para seu consultório

O que fazer para o conseguir um faturamento satisfatório para seu consultório?

Você sabe qual a média de faturamento bruto de um consultório no Brasil hoje em dia?

Para entender como conseguir um faturamento satisfatório para seu consultório é importante entender os números da odontologia. Temos hoje um indicador muito confiável realizado pela equipe da Tomaz Marketing com dados de 2017 onde podemos dizer que um consultório em média pode trazer para o Dentista quase R$55 mil de faturamento no mês.

Para analisar o faturamento foi usado o seguinte conceito para o público alvo ou classificação socioeconômica:

A1(ou AAA) = topo da pirâmide; alto luxo

A/B = média para cima

C/D = média para baixo

E = base da pirâmide

 

Pesquisa sobre os números da Odontologia

Segue abaixo uma tabela para você ter como meta. Se ainda não está próximo a estes valores e para você saber onde pode chegar e não se iludir.

Identificamos que um consultório nível A1 faz normalmente quase R$ 55.000,00

por mês (bruto), enquanto um consultório A/B faz R$ 33.000,00 e um C/D R$ 30.000,00

em média.

Observe na tabela abaixo os números por regiões.

faturamento de um consultório

Para saber onde seu consultório pode chegar, o mais importante é definir o seu público alvo.

Então, entender bem qual é o público alvo do consultório nem sempre é uma tarefa fácil, nem sempre o público alvo é o que você gostaria, são muitos fatores que podem influenciar no seu público alvo. A localização, a infraestrutura, seu reconhecimento como profissional na região e especialidade atendidas.

Salvo você seja referência na cidade para um determinado tratamento, se você estiver em um bairro de público diferente ao que você quer, dificilmente vai conseguir ter sucesso.

 

Exemplo de Dentista com problema em identificar e trabalhar o público alvo correto.

Exemplo fictício para entender melhor. A dentista Dra Juliana tem um consultório em um bairro de classe C/D. No entanto, ela sem preparou muito, fez vários cursos e especializações e acha que o público dela vai ser o AB. Ela investe em marketing para captar pacientes e recebe muita procura no bairro, mas por conta do preço acaba não fechando o orçamento. Afinal, ela se preparou o preço para atender o Público AB em um Bairro CD. A Dra Juliana dessa forma, mal consegue pagar as contas do consultório por não estar vendendo seu serviço para as pessoas corretas.

Neste caso da Dra Juliana, ela deveria rever seu conceito no consultório, revisar seu preço e trabalhar com um público alvo mais baixo que o que ela gostaria. Infelizmente a maioria dos dentistas não fazem um estudo do público e concorrência na região que montam seu consultório. Com isso, não se preparam da forma correta para atender o público alvo da região do consultório. Consequentemente, ficam todos os meses sofrendo para as contas serem pagas no final do mês.

A Importância do investimento em marketing para captar pacientes

Uma vez feito o dever de casa de definir quem é o seu público alvo, definido os valores de acordo com o público algo, importante acelerar com a captação destes pacientes. A melhor forma de captação de pacientes para um consultório hoje é o investimento em marketing digital. Importante o Dentista abrir a mente para investimentos pois o quanto investir será proporcional ao retorno. Considerando como retorno novos pacientes no consultório. Em média podemos direcionar para os consultórios que invistam cerca de 10 a 15% do faturamento em marketing para captação de pacientes.

Quando falamos de investimento em marketing, importante considerar nesta conta, além da publicidade, uma empesa capacitada para ajudar nisso. Pois o investindo em marketing, seu tempo será escasso fora da cadeira. Até você encontrar os caminhos das pedras pode perder muito tempo e consequentemente dinheiro, pois o tempo é o bem mais precioso que temos.

O dentista entendendo a importância do investimento. Não se esqueça do atendimento e vendas, uma empresa que não vende não paga as contas. Então este é um ponto de atenção que todo dentista deveria se atentar.

A o primeiro ponto de atenção é quando um cliente chega até você. Importante estar de portas abertas e pronto para atender e rápido. A secretária normalmente é a primeira pessoa a fazer o contato inicial. Prepare bem sua secretária para causar uma boa impressão. O cliente precisa se sentir à vontade tanto presencial, quanto por telefone e pela internet.

Muitos consultórios não tem uma secretária, importante pensar em um plano para quando estiver ocupado atendendo algum paciente. Um plano de monitoramento de chamadas pode ajudar você a ter um aviso de quem te liga para retornar assim que desocupar.

A importância da Venda no consultório

Uma vez que o cliente entra no consultório, vira paciente, chega a hora da venda. Todo dentista tem que ser um bom vendedor. Se você acha que ainda não é um bom vendedor, seria interessante fazer cursos de vendas e começar a se especializar com isso. Seu resultado com certeza vai crescer e muito. As vendas movem as empresas, tanto que em algumas grandes empresas, os executivos de vendas têm os maiores salários das empresas.

A venda é tão importante que algumas franquias separam o atendimento técnico do comercial. Um dentista vai e faz todo o orçamento e passa para um vendedor fechar a venda em outro ambiente. Normalmente este vendedor foi capacitado com cursos e as melhores técnicas de negociação para não deixar o paciente sair sem fazer um bom negócio.

Profissionais ensinando como fazer para ter sucesso no consultório

Hoje em dia existem vários cursos na internet de pessoas, dentistas ou não, que conseguiram encontrar de certa uma fórmula de investir em marketing e vender no consultório. Se é que podemos chamar de formula pois cada caso é único. Eles fizeram tão bem em seus consultórios ou de terceiros que os que eram dentistas já não são mais e passaram a ganhar das vendas dessas técnicas.

Vale a pena dar uma pesquisada e acompanhar estas pessoas. Normalmente vão te mostrar muitas dicas boas para você conseguir o sucesso em seu consultório. Muitos dentistas acompanham, mas o dia a dia no consultório chega a ser tão intenso que acabam não conseguindo pôr em prática algumas técnicas. Mas tenham certeza que se colocarem em prática, vão colher bons resultados.

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