Como escrever um conteúdo que posicione no Google

escrever um conteúdo

Em uma época de ostentação onde todos estão mais preocupados em mostrar o que tem e não o que se é, fica difícil falar sobre conteúdo. Mas quem se preocupa em escrever um conteúdo que posicione no Google está saindo na frente.

Você já parou para pensar que, atualmente, quando qualquer pessoa sente alguma dor, a sua primeira atitude é consultar a internet? Que atire a primeira pedra quem não faz isso?

Então, na odontologia, são pouquíssimos profissionais que se atentaram à isso e estão produzindo conteúdos relevantes para seus pacientes. Os que reservam um período no mês para pensar e escrever sobre as dores de seus pacientes, serão os influenciadores de amanhã. Estes profissionais passarão a ser referência na internet quando alguém procurar por sua dor.

Porém, não basta somente escrever e colocar no blog esperando que o Google posicione bem seu conteúdo. Atualmente, para posicionar bem seu conteúdo nos mecanismos de buscas, você deve se atentar à algumas técnicas de SEO (search engine optimization), leia mais sobre este técnica em nosso post relacionado abaixo.

[POST RELACIONADO] SEO para posicionar sua clínica no Google

Agora vamos ajudar você a entender o que se deve fazer para que seu conteúdo ganhe relevância para o Google.

Primeiramente vamos falar de três pilares importantes para o conteúdo para seus pacientes:

  1. Conheça bem o seu público alvo
  2. Escreva sempre sobre as dores que você costuma escutar de seus pacientes, é por elas que eles procuram no Google
  3. Utilize as técnicas que vamos apresentar aqui para seu conteúdo ficar nas primeiras posições com o tempo.

Quantidade de Palavras no conteúdo para posicionar bem no Google

Quantas palavras deverá ter um conteúdo para ser bem posicionado no Google? De acordo com pesquisas, quanto maior o conteúdo, melhor. No entanto, é importante que este conteúdo seja relevante e as pessoas se sintam atraídas por ler até o final. Para sermos mais práticos, o algoritmo do Google gosta de conteúdos a partir de 300 palavras.

O título é um dos pontos mais importantes de seu conteúdo

Na linguagem técnica, chamamos o título de Header 1 ou H1, dentro de um conteúdo no blog, você só pode utilizar um H1. Nunca utilize mais que um formato h1 em seu conteúdo. O Google penaliza quem faz isso. No título é importante você utilizar a palavra chave principal de seu conteúdo.

Assim como você pode ver nesse texto, separamos sempre por subtítulos, tecnicamente chamamos de h2 este formato. Utilize para separar o conteúdo e dar mais praticidade na leitura.

Qual o Tamanho das frases e parágrafos no conteúdo para o blog?

Tente não criar frases e parágrafos longos. A recomendação é de que se utilize em sua maioria fases com até 20 palavras. Quanto aos parágrafos, se achar que estão muitos longos, tente dividi-los com subtítulos (h2). O recomendado é de parágrafos de até 300 palavras.

Palavras de Transição para o conteúdo

O Google posiciona bem um conteúdo que possui em suas frases, entre 25% e 30% de palavras de transição. Entende-se que utilizando as palavras de transição, o conteúdo tende a ficar de fácil entendimento. Sendo assim, para facilitar sua vida, preparamos um conteúdo com um checklist de SEO e palavras de transições para você utilizar em seu conteúdo. Clique aqui para acessar

Tenha links internos e externos em seu conteúdo

Utilize links em seu conteúdo, tanto para fora de seu site, quando referenciar algum colega, empresa ou pesquisa, quanto para dentro de seu site, direcionando para algum outro conteúdo relacionado que você tenha escrito anteriormente.

No final de cada conteúdo, deixe sempre um link direcionando para seu atendimento. Neste caso, pode ser direcionando para o whatsApp ou até para a página de contato de seu site. Além de ser bom para o posicionamento no Google, é importante ter sempre um caminho para seu paciente chegar até você facilmente. Chamamos isso de Call To Action (CTA).

Meta Description – O texto que aparece na chamada das pesquisas.

Dentro da plataforma de seu blog, você encontrará campos para a palavra-chave, títulos e meta description. Esta é a hora de caprichar no seu marketing odontológico. Pois será este conteúdo que aparecerá nas buscas. O que você escrever aqui vai ditar se desperta ou não o interesse do seu paciente que procura pelo conteúdo em clicar e ver o conteúdo completo.

Dica importante: Utilize a palavra chave principal no título e no meta description.

Utilize imagens em seu conteúdo

Procure uma imagem que faça sentido para seu conteúdo. Nomeie ela utilizando sua palavra-chave principal e utilize o mesmo nome no alt text da imagem. O alt text é que vai mostrar para o Google imagens o seu conteúdo quando buscarem por sua palavra chave principal.

Por fim, e não menos importante, depois de todo este trabalho, sabemos que não é pouco, mas será recompensador, chegou a hora de divulgar seu conteúdo. Então, utilize as mídias sociais e o e-mail marketing para sua base de contatos. Compartilhe seu conteúdo por todos os canais. Seu site terá um aumento de acessos e pode ter certeza que você conseguirá mais pacientes, estes que estão procurando por informações e pro profissionais que possuam autoridade na internet.

Se você está sem tempo para desenvolver o marketing digital de sua clínica ou consultório? Então, fale com a SuperDental, são mais de 2000 clínicas atendidas por todo o Brasil. Podemos te ajudar. Clique no botão abaixo para falar com um de nossos consultores.

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Autor: Thiago Caparroz – CEO da SuperDental

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