Como ter pacientes com o marketing digital

Como ter pacientes com o marketing digital

Como ter pacientes com o Marketing Digital. Encontrar pacientes novos e recorrentes é fundamental para o crescimento de qualquer clínica ou consultório, mas isso pode ser um grande desafio. A atualização das táticas de geração de leads é essencial na era do digital, por isso elaboramos algumas estratégias para você:

  1. Escolha uma plataforma/canal digital

O primeiro passo é decidir qual plataforma ou canal de marketing digital a ser utilizada. Você pode escolher entre os vários que temos hoje à disposição. Desde o Facebook, Instagram, Tik Tok, LinkedIn, YouTube e Google Ads. O segredo aqui é pensar qual é o caminho da audiência que seu público-alvo prefere interagir com você antes de decidir qual é o melhor canal de marketing digital.

Quando decidir qual plataforma ou canal de marketing digital utilizar, existem três coisas importantes do Dentista considerar:

  • Quais suas especialidades no consultório? Você é um ortodontista, faz implante e prótese? Odontopediatra? Faz odontologia Geral? Atende em outros lugares? Cada área e especificidade tem suas particularidades e melhores práticas para apresentar para seu público-alvo. Isso é uma característica bem particular da Odontologia. (Por exemplo, no Brasil, a parte de implantes e próteses, usa-se muito o Facebook, muito mais que as outras especialidades.
  • Quem você gostaria de alcançar? Você gostaria de ter pessoas quem venha por referência de outro colega dentista? Você gostaria de pessoas interessadas em implante dentário? Pessoas interessadas em tratamentos de Canal que estão procurando por comentários antes de decidir tomar a decisão?
  • Outro ponto muito importante em se considerar é sobre a equipe disponível par atender os leads (potenciais pacientes). Se você não tem uma pessoa dedicada a fazer a captação e acompanhamento destes leads. Indicamos não começar com o canal das mídias sociais. Pois a demanda é mais complexa de se atender e convencer o interessado a vir para uma consulta. Se não tiver uma pessoa dedicada e bem treinada, você pode jogar dinheiro fora.

 

  1. Entenda as dores de seus pacientes

O segundo passo é criar uma experiência de sucesso para seu paciente. Principalmente entendendo as principais dores e anseios do paciente. Isso pode ser feito através de pesquisas com seus atuais paciente, observando como ele se comporta quando interage com sua marca.

Uma vez que você tenha identificado esses pontos de dores, use a informação para criar um plano de ação para aumentar ainda mais a experiência do paciente. Criando uma melhor comunicação entre você e eles.

  1. Desenvolva um público-alvo

Você precisa conseguir definir quem é sua audiência ideal. Fazendo isso, você conseguirá criar uma estratégia específica e constante. Para conseguir fazer isso, você precisa entender quem é seu público-alvo, onde eles estão, onde frequentam (tanto fisicamente quanto digitalmente). Além de saber que tipo de pessoa é: Range de idade, nível financeiro, raça/etnia/religião etc. Basicamente qualquer coisa que ajude a determinar qual a melhor maneira de interagir com seu público-alvo.

  1. Teste suas estratégias

  • Teste suas estratégias

Tente diferentes tipos de anúncios e verifique qual é o melhor para seus pacientes.

  • Veja o que funciona melhor

O Facebook Ads (aplicativo) é usado por muitas Clínicas e Consultórios por todo Brasil. Mas você precisa ter uma equipe muito bem-preparada para ter sucesso com esta plataforma.

Google Ads é uma plataforma bastante democrática, embora de difícil gestão, demanda muito estudo e atualizações constantes. Você não precisa de uma equipe dedicada para atender os leads desta plataforma. No entanto, ele traz excelentes resultados pois quem vem pelo Google já tem uma dor, e está disposto a tratar. Se você não investe no Google hoje, deixa de ser uma opção para quem vem por esta plataforma.

Tik Tok é uma plataforma nova que ainda não está bem segmentada para todas as cidades no País. No entanto, sabemos que o público principal são adolescentes e idoso. Pode funcionar muito para sua campanha de Implantes e próteses. Porém, a exemplo do Facebook Ads, necessita de uma equipe dedicada para tratar bem os leads.

LinkedIN é uma plataforma de negócios e empregos, mais cara que as outras para publicar campanhas impulsionadas e não chega um retorno grande, pois as pessoas estão lá para falar de trabalho e não de outras coisas.

[conteúdo relacionado] Onde o Dentista deve investir? No Google ou no Facebook/Instagram?

  1. Interaja com o seu cliente

  • Interaja com o seu cliente

Todo mundo vai olhar para você, mas ninguém vai celebrar a sua vitória. Não importa quantos pacientes você tenha, você precisa estar disposto a trabalhar duro a fim de manter os pacientes que já tem e conquistar novos clientes. Ter um bom relacionamento com seus pacientes é mais do que apenas garantir que eles se sintam bem: é também uma necessidade para se manter atualizado e saber quais são as necessidades dos seus pacientes, traçando assim um plano de marketing digital baseado na experiência do consumidor. Aqui estão algumas coisas que você pode fazer:

  • Respondendo aos comentários em redes sociais e no Google: Seu Comentário pode ser o primeiro contato de um potencial cliente. Aproveite as opções disponíveis na rede social e responda questões frequentemente perguntadas por usuários, faça recomendações sobre produtos e serviços sempre que possível (sem ser invasivo).
  • Respondendo emails: Siga o mesmo princípio da resposta em redes sociais; cada email tem sido enviado por uma razão específica e pode ser considerada uma forma de entrada para uma conversa maior sobre os produtos/serviços oferecidos
  1. Faça testes A/B

O teste A/B é um método para comparar duas ou mais versões de uma campanha. Como isso você consegue identificar qual a melhor para focar os esforços somente nele. Esta é metodologia que melhora muito as conversões. Usamos isso em nossos clientes na SuperDental e temos sempre a certeza de que vamos focar na melhor campanha para nossos clientes.

Você pode usar o teste A/B em qualquer campanha de marketing digital. Porém é necessário saber como fazer para construir uma base de testes consistente e não se enganar.

Por exemplo: São várias variantes que temos que utilizar para fazer o texto, uma delas é a arte criativa, ter pelo menos 3 ou 4 para fazer o teste. Outra variável é o texto chamativo com chamadas para ação e a terceira estratégia importante nas campanhas de Facebook Ads é a estratégia de conversão. Isto é, se será para geração de leads, comentários, clique no link ou falar pelo WhatsApp. Quando falamos de Google, é importante testar as landing pages ou páginas de conversão.

Uma vez testado, foque na campanha de melhor resultado e siga acompanhando os indicadores até que ela vá ficando franca, é quando chega a hora de trocar e refazer os testes para uma nova campanha de sucesso.

Pacientes novos e recorrentes são essenciais para o crescimento de qualquer clínica ou consultório, e a atualização das táticas de geração de leads é um aspecto fundamental na era do digital.

Retenção de clientes é importante para qualquer negócio, mas é especialmente importante para Clínicas e Consultórios Odontológicos. De Acordo com o CFO, 45% dos brasileiros foram ao dentista em 2021. Este número vem aumentando. Para aumentar suas chances de reter os atuais e conquistar os novos, você precisa gerar novos leads com as campanhas de marketing digital para em seu consultório ou clínica. Transformar estes leads em pacientes pagantes com estratégias efetivas de marketing, vendas e relacionamento. Por exemplo e-mails de acompanhamento, envio de WhatsApp com dicas e lembretes e até mesmo ligações telefônicas.

Veja abaixo como você pode atrair novos paciente com o Marketing Odontológico.

  • Melhorar sua geração de Leads utilizando os canais de marketing e preparando uma equipe para atendê-los. Este é o investimento que se bem-feito e acompanhado de perto traz retorno acelerado.
  • Investir em campanhas de resultados, tanto no Facebook Ads como no Google Ads. Postagens orgânicas (sem impulsionar) não trazem resultados.
  • Converter o lead visitante em um agendamento usando técnicas de vídeo por mensagem. Por exemplo: Sempre que um Potencial paciente converter nas campanhas, enviar um vídeo personalizado explicando por que ele deve visitar o consultório e que você é a melhor solução para atendê-lo.

Para Ajudar você com estas soluções acima, a SuperDental é especialista no Brasil. Trazemos resultados consistentes para os nossos clientes. São mais de mil clínicas e consultórios atendidos por todo o Brasil, américa do Sul e Portugal.

Então, clique aqui abaixo se quiser falar com um especialista da SuperDental e saber como podemos te ajudar a crescer.

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Conclusão

Concluindo, o importante aqui é que você esteja focado em gerar leads para seu negócio e aprenda com os erros. Não desista da primeira vez, muito menos quando as coisas não estiverem indo bem. A consistência é a chave do sucesso no mundo digital e um dos fatores que você deve ter paciência é a mudança de mentalidade, tanto sua como dos seus clientes.

 

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