Como Validar o Diploma de Dentista nos EUA

Como validar o diploma de dentista nos estados unidos
Como validar o diploma de dentista nos Estados Unidos

O sonho de praticar a Odontologia nos Estados Unidos pode parecer algo como escalar o cume do Monte Everest. Você sabe de pessoas que chegaram até lá, mas de alguma forma acha que é algo impossível de ser alcançado.

Quando dei início aos trabalhos do blog “Dentista Brasileiro nos EUA”, minha primeira intenção foi de mostrar que este é um sonho possível, sim. Comecei contando sobre os meus primeiros dias logo quando cheguei aos EUA, primeiro emprego, conquistas e uma coisa acabou levando a outra. As informações, conforme iam chegando até mim, eram postadas quase que diariamente. Não somente o passo a passo, mas também a minha perspectiva como Dentista Brasileiro que praticou Odontologia por quase 10 anos no Brasil.

Esta experiência clínica, somada as informações que chegavam até mim sobre o processo de validação do Diploma sempre mostraram-se muito preciosas e cada dia mais que eu colocava novas informações sobre o assunto, mais e mais pessoas achegavam-se a mim através de e-mails com mais dúvidas e questionamentos.

O processo para validar o Diploma de Odontologia nos Estados Unidos resume-se em retornar a Faculdade de Odontologia Americana que ofereça o “Advanced Standing Program”. Este programa – onde quer que seja concluído nos EUA – habilitará o seu concluinte a exercer a Odontologia em qualquer Estado Norte-Americano, após a aprovação em provas Clínicas e Teóricas exigidas pelo Estado onde o profissional desejará trabalhar.

O caminho para este futuro Dentista Americano começa com a sua decisão de imigrar definitivamente para os EUA. Ninguém desejaria investir tempo de estudo e dinheiro vivendo no Brasil.

A primeira decisão a ser tomada é a mudança definitiva aos EUA. Uma vez decidido é necessário a aprovação em duas provas de conhecimento básico e Clínico chamada National Board of Dental Examiners parte I e II (NBDE parte I e II). Uma vez concluída esta prova, é necessário obter uma boa pontuação junto ao TOEFL que a prova de inglês que mostrará para a futura Faculdade que o candidato estará apto a seguir as aulas que serão ministradas.

Em linhas gerais estes são os requisitos básicos. Existem muito mais detalhes que são esmiuçados no blog www.drjackcosta.com.

Convido você a visitar o blog e mandar suas dúvidas.

Um abraço

João Antonio

 

Dr. João Antonio Costa DDS
Dr. João Antonio Costa DDS

Dr. João Antonio Costa DDS
Dentist and Team Leader at Ellen Jones Community Dental Center – Harwich – MA
Post Graduated by Academy for Academic Leadership.
Faculty of NYU-Lutheran Medical Center
Criador do Blog Dentista Brasileiro nos EUA – www.drjackcosta.com

1 COMENTÁRIO

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here