Brasil é o país com maior número de dentistas mulheres

Você sabia que o Brasil é o país com o maior número de dentistas mulheres?

Anualmente, trazemos a tona a importância da mulher no cenário nacional, pautando excepcionalmente suas conquistas. O potencial feminino vem crescendo e sendo potencializado pela sociedade, dia após dia.
Podemos elencar a valorização dada pela força de cada uma e na área de Odontologia isso não é muito diferente. Segundo análises feitas pelo Conselho Federal de Odontologia, mais de 70% dos Cirurgiões-Dentistas com inscrições ativas no país, são mulheres. Esse potencial é excepcional, no entanto, nem sempre foi assim.
Na década de 60 os homens chegaram a ocupar 100% do mercado, essa inversão começou apenas na década de 80, dentro das escolas de odontologia.
Quando olhamos para a história mundial, o nome Lucy Beaman Hobbs Taylor é muito importante dentro da história mundial. Ela foi a primeira cirurgiã-dentista registrada na história. Nesse periodo, começa a ser o marco da quebra de alguns paradigmas, anteriormente dominado por homens.

 Dra. Lucy Beaman Hobbs Taylor

O século de XIX foi um período bem difícil para as mulheres conquistarem seu espaço profissional, e é por isso que a história da Lucy Beaman Hobbs Taylor se tornou uma grande inspiração.
Ela não desistia do seu sonho, queria trabalhar melhorando a saúde das pessoas. Tentou novamente entrar na faculdade em 1861, mas agora no curso de odontologia. Porém, mais uma vez teve seu acesso negado por ser mulher.
Lucy conseguiu adentrar no processo de formação acadêmica apenas em 1863, no College of Dental Surgery. Ela se formou com glória e teve o primeiro certificado odontológico feminino da história.

Dentistas mulheres brasileiras

Em 1906, 40 anos após Lucy, Isabella Von Sydow, foi a primeira mulher no Brasil a se graduar em odontologia, pela Escola de Odontologia da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, a sua turma de formandos tinham quatro pessoas e Isabella era única mulher da sua turma. De acordo com os registros históricos, as primeiras mulheres Cirurgiãs-Dentistas vinham de famílias em que seus pais ou maridos já exerciam a profissão e que as ensinavam o ofício.

 Dra. Isabella Von Sydow

Já no Século XXI, elas publicam artigos científicos na mesma proporção que os homens e representam o público que mais influencia na decisão de compra. No entanto, as grades científicas desses congressos continuam sendo majoritariamente formadas por homens.
Todas elas se dedicam diariamente ao sucesso de seus empreendimentos e se orgulham de serem donas de seus próprios negócio.

Com o dia da mulher sendo comemorado no dia 08 de março, a Equipe da SuperDental se antecipa e sente orgulho em parabenizar a força feminina na área odontológica, e também destina todos os méritos ao crescimento feminino nesse setor.