Conheça os Erros que Impedem o Crescimento do Dentista e do Consultório neste conteúdo exclusivo da SuperDental
Existem problemas que devem ser evitados para que o consultório odontológico continue funcionando normalmente.
Ao falarmos sobre erros que impedem o crescimento do dentista e do consultório, diversos pensamentos vêm à mente. Mas, neste artigo, não iremos priorizar os erros do cotidiano do dentista, como não preencher corretamente o prontuário, por exemplo.
Nosso foco será específico. Abordaremos os equívocos cometidos na hora de fazer o planejamento do consultório, o marketing odontológico, a gestão dos funcionários, o bom atendimento ao paciente, entre outros.
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Afinal, é muito importante que estes pontos sejam levados em consideração. Dessa forma, o dentista consegue conquistar um público maior e fornecer suporte adequado aos pacientes.
Separamos o texto em dois pontos: um sobre os problemas que impedem o crescimento de clínicas e o outro, de consultórios odontológicos.
A primeira dica que damos, e que se encaixa em ambos os casos, é o uso das tecnologias disponíveis em apps, um recurso que pode ser utilizado tanto por estudantes quanto por dentistas em atividade.
Os principais benefícios disponibilizados pelas novas tecnologia são melhorar os estudos do profissional e auxiliar sua rotina de trabalho.
Ainda é possível armazenar exames e imagens dos dentes dos pacientes. Assim, o dentista consegue acessá-los quando e onde estiver para simular os procedimentos. Podendo até mesmo calcular a quantidade de anestesia necessária, o que melhora sua produtividade.
Fora isso, alguns aplicativos possuem funções que ajudam otimizar o marketing, melhorar a gestão da equipe e criar planos de investimentos.
Erros Cometidos Pela Clínica Odontológica
Quando falamos sobre clínicas odontológicas, precisamos lembrar que o negócio pode fazer parte de uma franquia. Portanto, conta com uma estrutura maior que a de consultórios.
Especialmente por ter mais funcionários, requer atenção e orientação, evitando comprometer o bom desenvolvimento do estabelecimento.
A gestão de pessoas funciona da mesma maneira que em outros negócios. E isso deve ser considerado no momento de montar o planejamento. Por essa razão, a pessoa à frente da clínica deve saber controlar as finanças, treinar e liderar a equipe.
Infelizmente, esses pontos não são ensinados na faculdade de Odontologia, o que leva o dentista a buscar conhecimento por conta própria para não cometer erros.
Uma ótima gestão faz total diferença. De nada adianta ter bons funcionários se você não conseguir geri-los. Então, é preciso empenhar-se a fim de aperfeiçoar o trabalho dos funcionários e administrá-los individualmente, sempre conversando e chegando a um consenso.
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E Quais São os Pontos Que Devem Ser Evitados?
É mais fácil evitar os problemas quando sabemos quais são. Então, confira abaixo uma lista para você não cometê-los:
- Não confirmar as consultas, reagendar faltas ou consultas que foram canceladas;
- Não assinar contratos de tratamentos feitos em um paciente;
- Misturar as contas pessoais com as da clínica;
- Não possuir um fluxo de retornos, que são uma boa fonte de renda mensal;
- Recusar-se a possuir um pró-labore;
- Não acompanhar os índices, realizar pesquisas de satisfação sobre o atendimento, realizar reuniões de feedback com a equipe;
- Entender o motivo dos orçamentos não aprovados para não perder vendas;
- Falta de profissionalismo e senso de urgência na equipe;
- Desistir no primeiro contratempo enfrentado;
- Sair do que foi escrito no plano de estratégia;
- Ficar preso demais a meta e não olhar além dela;
- Tentar agradar a todos os pacientes;
- Não investir em marketing;
- Não inovar e nem priorizar o atendimento do paciente.
Analisando tudo isso, é possível entender que administrar uma clínica não é uma tarefa simples, mas com a determinação e recursos, é possível.
Como a Gestão do Consultório Pode Impedir o Crescimento?
Por fim, antes de elencarmos os motivos que dificultam o desenvolvimento e crescimento de um consultório odontológico, existe um ponto que merece destaque.
Segundo uma pesquisa feita pelo Sebrae no ano de 2015, cerca de 49,9% das empresas acabam sendo fechadas antes mesmo do segundo ano de funcionamento.
Conforme o tempo passa, o número aumenta. Afinal, cerca de 59,9% delas não sobreviverão até o quarto ano de vida.
E quando falamos sobre os consultórios odontológicos, precisamos entender que eles são um negócio que necessita de muitos cuidados para que continue em funcionamento.
De tal forma, confira quais são os erros que impedem o crescimento na odontologia e devem ser evitados para que o seu consultório funcione e cresça a cada ano:
Erros comuns que impedem o crescimento do consultório:
- Atendimento aos pacientes ruim não apenas no quesito técnico do dentista, mas sim no processo todo, em todo o tempo que o paciente passa no consultório;
- Falta de experiência em administração e finanças, bem como não possuir um planejamento estratégico definido com metas, controle financeiro e ações de marketing;
- Não investir em marketing e, consequentemente, não possuir uma divulgação boa o suficiente para trazer novos pacientes;
- Baixo fluxo de caixa e um controle ineficaz das despesas e do dinheiro que entra para o consultório;
- Não apostar em inovação de ferramentas e formas de atender melhor seu paciente;
- Não treinar a secretária para realizar um bom atendimento;
- Falta de controle de estoque de insumos e instrumentais do consultório;
- Não investir no relacionamento com os pacientes;
- Desconhecer a concorrência.
No entanto, evitando todos estes erros, é possível melhorar a performance do seu consultório, isso lhe trará vantagens econômicas e vai garantir o sucesso do negócio.
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