Todo começo de ano dentistas do Brasil inteiro se preocupam em melhorar o resultado do consultório. Assim, para ajudar com este tema, preparamos neste conteúdo algumas dicas valiosas que bem aplicadas, pode ter certeza de que trará excelentes resultados no ano.
Acompanhe a listagem em ordem de prioridade abaixo:
1 – Faça o planejamento anual do consultório ou clínica.
Fazer o seu planejamento, perder um bom tempo com ele é o começo para se ter sucesso em seu consultório. Se você não se dedicar a ele, sugiro não seguir para os demais. Pois é um exercício de disciplina que ajudará você a fazer todo o resto com maior organização e facilidade.
Para ajudar você com o planejamento clique aqui abaixo e acesse nosso conteúdo sobre o planejamento para seu consultório. Com isto você já terá um bom norte para começar o planejamento de seu consultório. Além disso, você pode baixar uma planilha de planejamento para você montar o seu.
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2 – Você deve estar presente em todos os canais possíveis para captação de pacientes.
Quem não é visto não é lembrado. Aqui vamos falar de todos os canais possíveis para captar pacientes. Começamos por indicações, neste caso pode ser indicações de colegas dentistas ou de pacientes satisfeitos. Para se ter mais indicações só tem duas maneiras aqui, trabalhar bem para a satisfação de seus pacientes e ter bons amigos dentistas.
Existem os canais offline, que pode ser um display em um restaurante onde seu público alvo costuma frequentar. Parceria com empresas e outros. No entanto, os canais mais quentes para captação de pacientes os digitais, lembrando que os pacientes que costumam vir por estes canais, não são os pacientes de indicação, ou seja, ele não chegaria até você se você não estiver nestes canais.
3 – Invista dinheiro em publicidade para seu consultório ou clínica.
Hoje se você assistir qualquer “Guru” do marketing odontológico pela internet, pode ter certeza que todos vão falar insistente mente: INVISTA EM MARKETING DIGITAL. Se algum falar diferente atualmente, sugiro parar de perder seu tempo com quem disser isso.
Se você não investir bem, você não vai aparecer para o público desejado, e se não aparecer, não tem como eles chegaram até você. Portanto, invista na captação de pacientes. Hoje em dia o Google e as mídias sociais são os canais mais baratos e de bons resultados. Em média um consultório de sucesso, investe de 5% a 10% de seu faturamento em marketing todos os meses.
4 – Treine sua equipe para atender cada vez melhor de forma profissional.
Se você pensa em crescer, logo você precisa investir mais para o crescimento. Já que está disposto à este investimento, pense bem na sua equipe. Você tem uma equipe para poder atender a demanda de seu investimento? Se você vai investir em captação de pacientes pela internet, contrate uma pessoa dedicada a isso. Pode ter certeza de que este investimento vai se pagar e você irá melhorar e muito o faturamento de seu consultório ou de sua clínica. No começo você pode até utilizar a secretária, mas se você investir corretamente e começar a chegar mais leads (potenciais pacientes). Sua secretária não dará conta da demanda e você precisará contratar alguém dedicado mesmo, se não o fizer, pode ter certeza de que perderá muita oportunidade boa.
5 – Faça postagens nas redes sociais sobre o dia a dia do consultório.
As postagens nas mídias sociais estão ficando maçantes. Cada dia que passa mais dentistas começam a fazer postagens investindo pesado nas mídias sociais. Funciona muito para quem investe bem, mas em paralelo, temos postagens orgânicas, estas podem trazer resultados sem o investimento. Pense, ninguém entra hoje nas mídias sociais para ficar vendo propaganda, por mais que seja um canal bom de se fazer. As pessoas entram nas mídias sociais para ver pessoas, entretenimento etc. Este é o motivo de você humanizar seus posts e mostrar o dia a dia da clínica nas postagens.
6 – Melhore seu fluxo de agendamento para evitar faltas.
Com tanta publicidade nas mídias sociais, muitos agendamentos são feitos, mas as pessoas não se comprometem e acabam não aparecendo. Muitas vezes o motivo é pelo simples fato de esquecerem. Para ajudar você à melhorar este índice de comparecimento no consultório, preparamos um conteúdo exclusivo sobre como reduzir a falta nos agendamento. Clique no link abaixo para saber mais em nosso conteúdo.
[Conteúdo relacionado] Como reduzir a falta de seus pacientes vindos das mídias sociais.
7 – Não se esqueça de fidelizar seus pacientes atuais com mimos.
Todo mundo gosta de ser lembrado, separe um orçamento para brindes e presentes. Com pouco orçamento você pode fazer a diferença na fidelização de seus pacientes. Estamos considerando que seu atendimento é excelente, claro. Dito isso, um exemplo é uma cartinha enviada pelo correio para seus pacientes se você é odontopediatra. Imagine uma criança hoje recebendo uma carta da sua dentista. Nunca mais você vai perder esta paciente. Para esta ação, vale a criatividade e saber o que seus pacientes gostariam de ganhar. Pense nisso.
8 – Escrever conteúdos todos os meses para educar e informar seus pacientes.
Você sabia que a melhor forma de se ganhar autoridade na internet é escrever sobre o que você entende de forma alinhada ao que as pessoas estão procurando? Então, para se ter autoridade na internet, você deve escrever conteúdos relevantes para seus pacientes para quando eles pesquisarem no “Dr. Google” sobre suas dores, você ser uma das opções. Este é um trabalho de formiguinha, você começa escrevendo hoje, quanto menos espera, já terá mais de 10 conteúdos bons no seu blog trazendo autoridade para você. Para isso é importante ter um bom site com um blog. Se você ainda não tem um site, fale com a gente. Clique aqui para falar com um consultor.
Assim, para ajudar você a fazer um conteúdo relevante temos um conteúdo exclusivo para você. Clique no link abaixo para ler mais.
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9 – Profissionalize o marketing, vendas e administração de seu consultório.
Neste conteúdo batemos bastante na tecla de profissionalizar, contratar equipe dedicada e treinar a equipe. Isso porque sabemos do potencial de um consultório e sabemos que pode faturar mais com uma equipe profissional e dedicada.
Fazer o Marketing não é tão simples quanto se é vendido na internet. Entretanto, pode ser que você consiga estudar e fazer um marketing legal, começar a ter resultado. Pois bem, vai chegar um momento que sua hora será mais rentável no mocho do que fazendo o marketing. Se você chegou à essa conclusão, parabéns! Está funcionando, agora faça as contas e contrate uma empresa especializada de marketing que vai sair muitas vezes mais em conta do que você fazer ou contratar uma pessoa interna. Fale com um de nossos consultores clicando aqui para saber mais.
Não se esqueça de ter uma equipe dedicada para vender e administrar seu consultório. Você pode ter certeza de que sua vida irá melhorar, tanto financeiramente quanto a pessoal. Pois vai ter mais dinheiro e mais tempo para sua família.
10 – Tenha o controle de seu consultório na palma da mão.
De nada adianta fazer tudo isso se você não tem controle dos indicadores de seu consultório. Sendo assim, com uma equipe dedicada, fica mais fácil de conseguir isso. Alguns dos trabalhos dessa equipe serão gerar relatórios gerenciais. Faturamento, investimento, atendimentos, conversão, orçamentos, e no final, o mais importante para o crescimento, o ROI (Retorno do investimento). Com este indicador você conseguirá identificar quanto precisa investir para crescer mais. Claro que neste caso se você tiver capacidade operacional de atendimento.
Veja nosso conteúdo sobre o valor de um paciente para sua clínica clicando no link abaixo.
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Então, se você precisar de ajuda, pode falar com a gente, nem que for um bate papo para entender como você pode melhorar o resultado ou a captação de pacientes para seu consultório. Assim, se você tiver interesse, clique no botão abaixo que estaremos à sua disposição para conversar e se for o momento, lhe apresentar uma solução que te atenda e lhe dê bons resultados.
Excelentes dicas! Obrigado pelas informações.
Agradecemos seu comentário Carlos! Sempre buscamos ajudar os dentitas e profissionais da saúde.