Você sabe o Valor do paciente para suas finanças?

valor do paciente para seu consultório

Você sabe o Valor do paciente para as finanças de seu consultório?

O valor do paciente para as finanças de seu consultório é um dos indicadores que todo dentista deveria ter em mente. Este indicador ajuda a esclarecer se um investimento em marketing odontológico faz sentido ou não. Em outras palavras, saber se o investimento é rentável.

Você sabe quanto dinheiro um paciente deixa no consultório?

Todo tratamento leva um período de tempo para a finalização. Para saber qual a rentabilidade de cada paciente, é importante fazer o cálculo de quanto um novo paciente tende a deixar de dinheiro para você no decorrer do tratamento, bem como ao longo da vida dele. No meio empresarial, este último indicador é o LTV (life time value). Trata-se de um dos indicadores mais importantes somado ao custo de aquisição do Cliente, o famoso CAC. Com estes dois indicadores você tem tudo para ter o sucesso em seu consultório.

Quando alguém disser que você deve investir por exemplo R$1.000 em publicidade, normalmente você acha caro?

Esta percepção de caro ou barato é natural para o dentista. Afinal, é um conceito de administração e marketing e não faz parte da grade curricular da odontologia. Algumas faculdades já estão oferecendo disciplinas para preparar melhor o profissional para o futuro. No entanto, para a grande maioria, este conhecimento está muito distante de sua realidade. Na maioria das vezes essa percepção de caro e barato é influenciada pela experiência de vida do profissional, seus aspectos culturais, emocionais e nível socioeconômico de sua família.

Sendo assim, o dentista precisa ter em mente que para a administração de seu
consultório e a análise desse Valor investido em Publicidade deve-se basear em dados do seu consultório e não meramente em seus achismos pessoais. Esse valor deve ser projetado como um investimento e não um custo. Considerando isso, entramos no conceito de Valor do paciente. Se este valor investido trouxer 1 paciente para você? Vamos supor que a especialidade seja ortodontia. Você diria que foi um bom investimento? Lembrando que são valores hipotéticos para entendimento do cálculo de retorno sobre o investimento.

Então, se você levar em consideração que um paciente de Ortodontia normalmente faz um contrato de aproximadamente R$2.500 no período de 2 anos e você investiu R$1.000 para conseguir este retorno. Poderia dizer que é um bom investimento agora? Com certeza!

Qual o retorno de seu investimento?

Então vamos para a parte legal. Estes R$1.000 reais investidos, dificilmente lhe trará somente 1 paciente, se fizer uma campanha da maneira correta(pode ser por conta ou se não estiver preparado procure alguém capacitado), ter um acompanhamento comercial em sua clínica e uma venda bem feita, para você ter uma ideia, com este valor hoje temos clínicas trazendo mais de 40 pacientes novos ao mês.

Entretanto, temos que considerar que nem todos os pacientes finalizam o tratamento e também algumas inadimplências, o que é normal em todo negócio. No entanto, considerando por exemplo que metade dos pacientes fazem o tratamento até o final. Podemos multiplicar 20 pacientes pelo valor total do contrato de R$2.500. Chegamos ao valor de R$50.000 de retorno para os R$1.000 investidos. É um retorno que você não vê em nenhum outro investimento de baixo risco. Esta é a importância do investimento em marketing e publicidade. Entender que investindo da forma correta e atendendo bem os potenciais pacientes, o seu retorno é mais que certo.

Esta é a mentalidade de um dentista empreendedor, que investe em marketing, tem um retorno satisfatório e a agenda sempre cheia.

Concluindo, se você não tem a agenda cheia, não faz marketing para o consultório e não investe em publicidade para sua especialidade. Espero que este conteúdo lhe tenha sido um divisor de águas para você.

No entanto, se você precisar de ajuda, pode falar com a gente, nem que for um bate papo para entender como você pode melhorar o marketing digital e captação de pacientes para seu consultório. Se tiver interesse, clique no botão abaixo que estaremos à sua disposição para conversar. Se for o momento, podemos lhe apresentar uma solução que te atenda e lhe dê bons resultados.

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