Você Sabia que Pode Deduzir o Marketing do Imposto de Renda? Você é dentista, médico ou outro profissional da saúde que atua como autônomo e emite recibos pelo CPF? Então essa informação pode transformar a forma como você enxerga o investimento em marketing para atrair pacientes.
Muitos profissionais ainda acreditam que somente empresas (CNPJ) podem deduzir despesas com marketing. Mas a verdade é que profissionais da saúde atuando como pessoa física também podem, sim, abater esses custos legalmente do Imposto de Renda. E o melhor: essa prática está amparada pela Receita Federal.
Neste artigo, vamos explicar como isso funciona na prática, quais despesas podem ser deduzidas, o que é necessário para fazer isso corretamente e como o marketing pode deixar de ser um custo e se tornar um investimento estratégico e inteligente para o seu consultório.
O que é o Carnê-Leão e como ele afeta o seu imposto
Se você presta serviços de saúde como autônomo, recebendo diretamente de pessoas físicas, precisa fazer o recolhimento mensal do Imposto de Renda através do Carnê-Leão, que agora é totalmente digital e obrigatório para todos os profissionais da saúde.
Esse sistema exige que você registre mensalmente seus rendimentos brutos e despesas relacionadas à sua atividade profissional. Com isso, o imposto devido é calculado com base no lucro efetivo — ou seja, receitas menos despesas.
O Livro Caixa é seu maior aliado para pagar menos imposto
Ao manter um Livro Caixa bem organizado, você pode registrar todas as despesas necessárias para exercer sua profissão — Assim como, os gastos com marketing.
Essas despesas são legalmente dedutíveis, portanto, quanto maior for o valor comprovado de gastos com a operação do consultório, menor será a base de cálculo do imposto que você precisará pagar.
Despesas com marketing são dedutíveis: veja quais entram na conta
Portanto, sim, marketing é uma despesa dedutível para profissionais da saúde que atuam como pessoa física. Mas é fundamental que o gasto seja comprovado com nota fiscal e esteja diretamente ligado à sua atividade profissional.
Veja alguns exemplos de investimentos em marketing que podem ser deduzidos:
- Serviços de gestão de tráfego pago (Google Ads, Facebook Ads, Instagram)
- Contratação de agências especializadas, como a SuperDental
- Desenvolvimento e manutenção de sites, landing pages e blogs
- Produção de conteúdo para redes sociais
- Fotografia e vídeos profissionais para divulgação
- Materiais gráficos (folders, banners, cartões de visita)
- Ferramentas e plataformas de marketing digital
Todos esses itens, se pagos e registrados corretamente no Livro Caixa, podem ser usados para reduzir o valor do imposto a pagar.
Como comprovar os gastos com marketing para a Receita Federal
Então, para garantir que essas deduções sejam aceitas pela Receita Federal em caso de fiscalização, é essencial seguir algumas boas práticas:
- Exigir nota fiscal do serviço contratado, sempre em seu nome e CPF
- Manter os comprovantes de pagamento (transferências, boletos ou PIX)
- Registrar corretamente a despesa no Livro Caixa, com descrição clara do serviço
- Usar preferencialmente uma conta bancária exclusiva para a movimentação profissional
Além disso, a partir de 2025, os profissionais da saúde precisarão registrar digitalmente seus atendimentos no sistema Receita Saúde, o que exigirá ainda mais organização fiscal e contábil.
Marketing não é só investimento — é também estratégia de economia tributária
Ao entender que o marketing pode ser parte das suas estratégias fiscais. Assim, você começa a enxergar o investimento em divulgação com outros olhos.
Além de gerar mais visibilidade, atrair novos pacientes e fortalecer sua reputação profissional, ele também ajuda a reduzir o peso dos impostos, se usado corretamente dentro das regras da Receita.
Ou seja: você ganha duas vezes.
Conclusão: Use o marketing a seu favor — para crescer e pagar menos impostos
Profissionais da saúde que atuam como autônomos e emitem recibos pelo CPF não precisam deixar de investir em marketing por medo dos custos. Muito pelo contrário: ao investir de forma estruturada e com apoio de especialistas, é possível potencializar os resultados do consultório e ainda aproveitar os benefícios fiscais previstos em lei.
Portanto, na SuperDental, nós ajudamos nossos clientes a construírem estratégias de marketing digital com foco em performance, com total clareza nos investimentos e na emissão de notas fiscais que facilitam a dedução dos seus custos mensais.
Então, se você quer saber como aplicar essa estratégia no seu consultório e fazer o marketing trabalhar por você e pelo seu bolso, fale com um de nossos especialistas.