Você Sabia que Pode Deduzir o Marketing do Imposto de Renda? Para Dentistas ou Médicos que Atuam com CPF.

Você Sabia que Pode Deduzir o Marketing do Imposto de Renda?
Você Sabia que Pode Deduzir o Marketing do Imposto de Renda?

Você Sabia que Pode Deduzir o Marketing do Imposto de Renda? Você é dentista, médico ou outro profissional da saúde que atua como autônomo e emite recibos pelo CPF? Então essa informação pode transformar a forma como você enxerga o investimento em marketing para atrair pacientes.

Muitos profissionais ainda acreditam que somente empresas (CNPJ) podem deduzir despesas com marketing. Mas a verdade é que profissionais da saúde atuando como pessoa física também podem, sim, abater esses custos legalmente do Imposto de Renda. E o melhor: essa prática está amparada pela Receita Federal.

Neste artigo, vamos explicar como isso funciona na prática, quais despesas podem ser deduzidas, o que é necessário para fazer isso corretamente e como o marketing pode deixar de ser um custo e se tornar um investimento estratégico e inteligente para o seu consultório.


O que é o Carnê-Leão e como ele afeta o seu imposto

Se você presta serviços de saúde como autônomo, recebendo diretamente de pessoas físicas, precisa fazer o recolhimento mensal do Imposto de Renda através do Carnê-Leão, que agora é totalmente digital e obrigatório para todos os profissionais da saúde.

Esse sistema exige que você registre mensalmente seus rendimentos brutos e despesas relacionadas à sua atividade profissional. Com isso, o imposto devido é calculado com base no lucro efetivo — ou seja, receitas menos despesas.


O Livro Caixa é seu maior aliado para pagar menos imposto

Ao manter um Livro Caixa bem organizado, você pode registrar todas as despesas necessárias para exercer sua profissão — Assim como, os gastos com marketing.

Essas despesas são legalmente dedutíveis, portanto, quanto maior for o valor comprovado de gastos com a operação do consultório, menor será a base de cálculo do imposto que você precisará pagar.


Despesas com marketing são dedutíveis: veja quais entram na conta

Portanto, sim, marketing é uma despesa dedutível para profissionais da saúde que atuam como pessoa física. Mas é fundamental que o gasto seja comprovado com nota fiscal e esteja diretamente ligado à sua atividade profissional.

Veja alguns exemplos de investimentos em marketing que podem ser deduzidos:

  • Serviços de gestão de tráfego pago (Google Ads, Facebook Ads, Instagram)
  • Contratação de agências especializadas, como a SuperDental
  • Desenvolvimento e manutenção de sites, landing pages e blogs
  • Produção de conteúdo para redes sociais
  • Fotografia e vídeos profissionais para divulgação
  • Materiais gráficos (folders, banners, cartões de visita)
  • Ferramentas e plataformas de marketing digital

Todos esses itens, se pagos e registrados corretamente no Livro Caixa, podem ser usados para reduzir o valor do imposto a pagar.


Como comprovar os gastos com marketing para a Receita Federal

Então, para garantir que essas deduções sejam aceitas pela Receita Federal em caso de fiscalização, é essencial seguir algumas boas práticas:

  • Exigir nota fiscal do serviço contratado, sempre em seu nome e CPF
  • Manter os comprovantes de pagamento (transferências, boletos ou PIX)
  • Registrar corretamente a despesa no Livro Caixa, com descrição clara do serviço
  • Usar preferencialmente uma conta bancária exclusiva para a movimentação profissional

Além disso, a partir de 2025, os profissionais da saúde precisarão registrar digitalmente seus atendimentos no sistema Receita Saúde, o que exigirá ainda mais organização fiscal e contábil.


Marketing não é só investimento — é também estratégia de economia tributária

Ao entender que o marketing pode ser parte das suas estratégias fiscais. Assim, você começa a enxergar o investimento em divulgação com outros olhos.

Além de gerar mais visibilidade, atrair novos pacientes e fortalecer sua reputação profissional, ele também ajuda a reduzir o peso dos impostos, se usado corretamente dentro das regras da Receita.

Ou seja: você ganha duas vezes.


Conclusão: Use o marketing a seu favor — para crescer e pagar menos impostos

Profissionais da saúde que atuam como autônomos e emitem recibos pelo CPF não precisam deixar de investir em marketing por medo dos custos. Muito pelo contrário: ao investir de forma estruturada e com apoio de especialistas, é possível potencializar os resultados do consultório e ainda aproveitar os benefícios fiscais previstos em lei.

Portanto, na SuperDental, nós ajudamos nossos clientes a construírem estratégias de marketing digital com foco em performance, com total clareza nos investimentos e na emissão de notas fiscais que facilitam a dedução dos seus custos mensais.

Então, se você quer saber como aplicar essa estratégia no seu consultório e fazer o marketing trabalhar por você e pelo seu bolso, fale com um de nossos especialistas.