10 Motivos de Por Que a Odontologia do Esporte é Agora Reconhecida Como Especialidade

10 motivos de por que a odontologia do esporte agora e reconhecida como especialidade.

.A Odontologia do Esporte é agora reconhecida como especialidade pelo Conselho Federal de Odontologia através da Resolução 160/2015. Tendo isso, trouxemos uma lista explicando o por que e da importância dessa, digamos, vitória para a Odontologia e profissionais da odontologia do esporte.

Veja as Vantagens da odontologia do esporte

Saúde

blog-blog

Todas as áreas da saúde apresentam a área do esporte reconhecida pelos seus respectivos conselhos, demonstrando a importância de cada área perante uma equipe desportiva.

blog-blog1

Vários medicamentos utilizados na Odontologia podem prejudicar a carreira do atleta por causa do doping e a formação do cirurgião dentista não o prepara para estas situações de atendimento.

blog-blog2

Pesquisas relacionadas a doença periodontal correlaciona a presença da doença com uma maior produção de ácido láctico o que para o atleta resulta em fadiga muscular precoce.

blog-blog3

A presença de um processo inflamatório de origem bucal associado a uma lesão muscular pode prejudicar tanto o reparo do músculo quanto a hipertrofia durante a o trabalho de fortalecimento, prejudicando o retorno dos atletas ao esporte e aumentando a chance de recidivas de lesões.

Protetores Bucais

blog-blog4

Os protetores bucais promovem uma proteção aos dentes e tecidos adjacentes. Entretanto devem ser confeccionados e ajustados de forma adequada. Afinal o uso de protetores bucais pré-fabricados aumenta a chance dos atletas desenvolverem problemas de DTM, fraturas de mandíbula. Bem como fraturas coronárias, lacerações teciduais, além de diminuir o consumo máximo de oxigênio limitando a atividade aeróbica do atleta.

blog-blog5

Existem diferentes tipos de protetores bucais. Eles devem ser indicados para cada atleta de forma individual e de acordo com a modalidade praticada. Da mesma forma para esportes que não tem em sua especificidade a chance de trauma direto.

blog-blog6

Existem contra indicações para alguns atletas na confecção dos protetores bucais. Dessa forma  a falta de conhecimento do profissional sobre essas particularidades pode ocasionar casos de iatrogenia.

Máscaras

blog-blog7

As máscaras faciais podem promover o retorno precoce dos atletas a sua atividade esportiva. Entretanto  sua confecção, indicação e proservação podem ser atribuídas ao dentista do esporte.

Cirurgião Dentista

blog-blog8

Durante os eventos esportivos é essencial a presença de um cirurgião dentista capacitado no trabalho de urgências. Dessa forma minimizando as consequências dos traumatismos orofaciais.

blog-blog9

O cirurgião dentista capacitado a trabalhar com atletas deve conhecer a inter-relação com as outras áreas da saúde para desenvolver um trabalho interdisciplinar. O conhecimento sobre fisiologia do exercício, treinamento esportivo. Bem como outras particularidades da área esportiva da saúde são fundamentais para o trabalho odontológico em uma equipe esportiva.

Veja também: Por que investir em Marketing Digital na Odontologia

dr-eli-luis-namba-superdental

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here