A importância do Fluxo de caixa para salvar seu consultório

Fluxo de caixa para salvar seu consultório

Se você é um profissional da saúde, precisa controlar o seu fluxo de caixa para salvar seu consultório.

O Fluxo de caixa do consultório ou da clínica tem a função de dar ao gestor uma visão clara das finanças de seu negócio. Desta forma é possível aprimorar a tomada   de decisão, tornando este, um fator de sucesso em seu consultório ou clínica.

Basicamente, o fluxo de caixa controla todas as entradas e saídas financeiras de seu consultório. Sem a previsão das entradas e saídas de caixa corre-se um grande risco de ser passado para trás, ou até mesmo não perceber um problema financeiro que poderia ter sido solucionado, ocasionando graves problemas e a longo prazo a falência de seu negócio.

Nos momentos de crise, os consultórios que tinham um fluxo de caixa controlado, conseguiram superá-la, ou a enfrentaram com consequências bem menores daqueles que não tinham este controle. Sendo assim, se você fizer e acompanhar o fluxo de caixa, você pode além de salvar seu consultório, conseguir ter um negócio rentável e com o caixa fortalecido.

Como montar um bom fluxo de caixa para uma clínica ou consultório?

Identifique Claramente suas receitas e suas despesas.

Separar o que é receita do que é despesa é o primeiro passo. Receita é toda entrada de dinheiro na clínica ou no consultório. Se você estiver confortável, pode até separar por consultório ou por especialidade, caso tenha mais de uma.

Já as despesas são as saídas financeiras. Podemos segmentar elas em 3 linhas: Despesas fixas, despesas financeiras e investimentos.

Quais são as despesas fixas de uma clínica ou consultório.

Uma clínica ou consultório praticamente possuem as mesmas linhas de despesas. A grande diferença está nos valores maiores normalmente nas clínicas. Para fazer um bom fluxo de caixa, é preciso separar as despesas fixas de sua clínica ou consultório.

Sendo assim, podemos considerar como exemplos de despesas fixas aquelas que, faça chuva ou faça sol, lá estarão elas. Segue abaixo uma lista de alguns exemplos de receitas fixas de uma clínica ou consultório.

Aluguel/prestação de imóvel;

Salários fixos;

Encargos;

Telefonia;

Internet;

TV a cabo;

Software;

Seguro;

Taxas bancárias;

Luz;

Água;

Outros.

 

Quais são as despesas variáveis do consultório?

Despesas variáveis são aquelas que aumentam conforme o seu faturamento sobe. Em um exemplo simples quanto mais pacientes você tiver em seu consultório, maior será sua receita no dia. Consequentemente, maior também será sua despesa. Com o fluxo de caixa controlado, a receita proveniente do aumento dessa despesa tente a ser maior que a despesa. Chegando ao superávit.

Listamos abaixo algumas despesas variáveis de um consultório para você fazer seu fluxo de caixa corretamente:

Comissão de vendas;

Comissões de profissionais da saúde (caso tenha algum parceiro);

Despesa com dentais;

Despesa com outros materiais utilizados;

Mercado;

Limpeza;

Outros.

 

Investimentos considerados no fluxo de caixa da clínica ou consultório.

Primeiramente, uma das despesas importantes de se analisar separadamente, são os investimentos. Em seu conceito, investimento é todo o desembolso financeiro que gera uma nova receita, maior ou igual ao valor aplicado na ação. Por exemplo, um dos mais importantes é o marketing para sua clínica ou consultório. É essencial que esteja claro que o Marketing não é um custo e sim um investimento. Pois sua razão principal é aumentar de forma proporcional suas receitas e rendimentos, tornando esta ação, um amplificador de seus ganhos.

Portanto, devemos olhar com carinho para esta linha de despesa, pois ela é a que mais pode lhe trazer receita no final do mês. Se ainda não faz o marketing em sua clínica ou consultório, não perca mais tempo. Então, corra para fazer, o retorno é praticamente certo. Se precisar de ajuda para entender melhor sobre o marketing, leia o conteúdo abaixo para se aprofundar.

[Conteúdo Relacionado] Como Funciona o Marketing para Dentistas e clínicas odontológicas?

Além disso, outros investimentos que você deve considerar, é o de equipamentos que vão trazer melhores retornos financeiros para seu negócio, seja no curto ou longo prazo. Por exemplo, a compra de uma nova cadeira, uma nova maca, um Raio-x, ultrassom, scanner, e até mesmo hoje em dia uma impressora 3D, no caso de dentistas que precisam moldar seus pacientes. Com a linha de investimentos separada em seu fluxo de caixa você conseguirá ter uma boa previsão para tomar melhores decisões.

Fazer o seu fluxo de caixa ajuda no sucesso de sua clínica ou consultório.

Enfim, se você chegou até aqui, já entendeu que controlar o fluxo de caixa de sua clínica ou consultório vai ajudar você tomar melhores decisões. Assim sendo, conseguirá ter sucesso em sua clínica ou consultório.

Ademais, preparamos para você uma planilha maravilhosa de fluxo de caixa para clínicas e consultórios. Use esta planilha para fazer o seu fluxo de caixa. Para isso, clique no botão abaixo para baixar esta planilha exclusiva feita para você. Além da planilha, também preparamos um tutorial para você aprender bem como trabalhar com sua nova planilha de fluxo de caixa.

Baixar Planilha.

Entretanto, caso precise de ajuda para organizar a parte financeira de sua clínica ou consultório, clique no botão abaixo para falar conosco. Temos a solução ideal para as finanças de sua clínica ou consultório.

Clique para falar com um consultor.

Conteúdo em parceria SuperDental/Petra Corporate

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here