Como Funciona o Marketing para Dentistas e clínicas odontológicas?

Muito profissional da odontologia já se perguntou como funciona o marketing para dentistas ou para sua clínica odontológica. Inclusive já deve ter feito alguma pesquisa no Google para saber sobre esta questão.

Definição do Marketing no Google.

Se você jogar a palavra marketing no Google, irá encontrar a seguinte descrição: “– estratégia empresarial de otimização de lucros por meio da adequação da produção e oferta de mercadoria e serviços às necessidades e preferência dos consumidores. Recorrendo a pesquisas de mercado, design, campanhas publicitárias, atendimento, pós-venda etc.”

Resumindo, o marketing para a odontologia ou o marketing para dentistas é a arte de criar valor para satisfazer as necessidades de seus pacientes. O Marketing faz com que você adeque seu serviço e apresente para que seus pacientes se sintam atraídos, percebam valor no seu serviço e fiquem dispostos a pagar um valor por ele.

Com o marketing para dentistas, você conseguirá definir os tratamentos que são de interesse de seu público alvo, criar estratégias para atrair e cativar o paciente para que ele se torne um cliente fiel.

A maioria das pessoas pensam que para fazer o marketing, basta fazer um post bonito nas mídias sociais que já vai dar resultado. Aí o resultado não aparece e já acha que não funciona. O trabalho de uma equipe de marketing começa muito antes disso, no planejamento. Primeiramente é importante definir quais são os seus objetivos com o marketing para definir qual será a estratégia a seguir.

[Post Relacionado] Planejamento de Marketing para o Consultório

O principal objetivo do dentista com o marketing odontológico.

O principal objetivo de todo dentista com o marketing é o de fazer mais pessoas chegarem até o consultório, fechar mais tratamentos e faturar mais no final do mês.

Com os objetivos traçados, você deverá definir quais os meios para conseguir atingir estes objetivos. Atualmente o principal canal de marketing para clínicas e consultórios odontológicos é a internet. Com este canal, se você fizer um trabalho bem feito na captação e alinhamento com o time de vendas, o sucesso na clínica ou no consultório é praticamente garantido.

Para entender melhor o papel do marketing e vendas no sucesso de seu consultório ou de sua clínica, vamos analisar o funil de vendas abaixo:

Funil de Leads para dentistas.

funil de leads para dentistas

Veja que o marketing é responsável por 75% do processo neste funil e vendas 25%. No entanto, se estas duas áreas não estiverem bem alinhadas, a conversão não acontece e o faturamento no final não chega.

Preparar a equipe de vendas para converter leads em pacientes.

De nada adianta você fazer uma campanha linda e maravilhosa, gerar milhares de leads (potenciais pacientes). Se a sua equipe de vendas não está preparada para converter este lead em pacientes.

Atrair o público correto com as campanhas.

Da mesma forma, não adianta gerar milhares de leads e identificar em vendas que os leads gerados não estão adequados. Ou seja, não estão chegando potenciais pacientes pois a campanha não está bem segmentada.

Sendo assim, principalmente por estes dois motivos listados acima, vendas e marketing devem andar sempre juntos.

Para saber o quanto é necessário investir para atingir seus objetivos, o indicador mais importante é o CAC (custo de aquisição do cliente). Este é o sonho de todo empreendedor, conseguir ter este indicador. A fórmula é simples, basta calcular o valor investido em marketing e vendas (comissões) de sua clínica ou consultório. Em seguida, faça a divisão este valor pela quantidade de pacientes que efetivamente fechou um tratamento.

 

Cac - Custo de aquisição do cliente - superdental

O que fazer com o CAC calculado para meu consultório?

Este indicador vai ajudar você a saber quanto você deve investir para se chegar ao número de pacientes desejado.

Por exemplo: Meta de 30 novos pacientes de ortodontia por mês.

Se você sabe que tem um CAC de R$100. Sendo assim, você deverá investir em torno de R$3.000 para tentar atingir este objetivo. No entanto, cuidado. Antes de usar este indicador dessa forma, ele deve estar validado. Para isso, é importante você ter uma média calculada de pelo menos 6 meses. Sem esta validação não tem como confiar no indicador.

Além disso, você deve ter como ponto de atenção, a sua operação. Ou seja, se você não conseguir atender os leads gerados. Caso veja que não está conseguindo atender, você tem duas opções. Ou você aumenta sua força de vendas para continuar crescendo, ou reduz o investimento em marketing.

Então, se você tem interesse em saber mais sobre o marketing odontológico clique no botão abaixo que estaremos à sua disposição para conversar e, se for o momento, lhe apresentar uma solução que melhor lhe atenda e dê bons resultados.

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2 COMENTÁRIOS

  1. Bem interessante esse artigo, pois tocaram num ponto bem importante… as vendas! A maioria das pessoas se focam somente no Marketing Digital (no site, blogs, redes sociais, PPC, avisos) mas se você tem milhares de leads mas não sabe vender o seu produto ou o seu serviço de uma forma adequada, eles iram para outro lugar onde oferecem o mesmo serviço que você mas que eles se sintam seguros sobre o tratamento odontológico (neste caso) oferecido.

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