Marketing Digital Vs Marketing Tradicional na odontologia

Marketing Tradicional e Marketing Digital na odontologia
Como utilizar o marketing Tradicional e Marketing Digital na sua clínica.

Desde 2010 estamos vivendo na era digital, é a tendência é o mundo virar cada vez mais digital. Entretanto o que isso interfere na hora de anunciar sua clínica?  Por anos foi utilizado um método tradicional para atrair pacientes e como fazer isso na era digital?  Logo, antes de saber como utilizar é necessário saber o que é Marketing Tradicional e Marketing Digital.

Marketing Tradicional

Antigamente o Marketing tradicional era o que trazia pacientes para o consultório, bastava um cartão para distribuir para amigos e estabelecimentos. Era o famoso boca a boca e trazia resultado, da mesma forma as indicações de outros dentistas. Além disso, não havia tanta concorrência como temos hoje na odontologia.  Veja que temos novas faculdades abrindo todos os semestres e mais de 10mil profissionais novos todos os anos.

Antes da era digital, quando não tinham uma indicação, as pessoas recorriam às famosas lista telefônica para encontrar um profissional da área saúde.

Outros meios do marketing tradicional e que traziam resultados eram: Tv e Rádio. Entretanto eram caríssimos e inviáveis para grande parte dos consultórios.

Esses canais eram como um tiro de canhão no alvo. Como funcionava:  pegavam todo tipo de público, sem saber se era o momento certo, se precisavam ou não de tratamento. Isso acontecia por não serem direcionados ao público alvo correto. Dessa forma o retorno sobre o investimento se tornava baixo.

Marketing Digital

Se o Marketing tradicional é um tiro de canhão no alvo, o Marketing Digital é um tiro de espingarda. Ou seja, acerta direto no ponto desejado. Talvez não no primeiro tiro, mas com alguns ajustes, se começa a acertar.

O digital democratizou a publicidade que antes estava no alcance de poucos.  Hoje independente do valor disponível, qualquer um investe em um post nas mídias sociais e traz pacientes para seu consultório. É possível segmentar o público alvo por região, classe social, e vária outras segmentações disponíveis nos canais de marketing digital.

Quem se arrisca nesse investimento começa aos poucos ocupar suas agendas no consultório, antes vazias.

Marketing Tradicional e Marketing Digital.

O Marketing Tradicional na odontologia continua importante na captação de pacientes, entretanto a hora de focar no Marketing Digital.

Fique atento nas mídias sociais, compartilhe informações relevantes para potenciais e atuais pacientes, faça campanhas com imagens que chame a atenção e que se identifique com o público. Além de vídeos no consultório, podcast sobre temas relevantes para a população sobre a saúde bucal.

Não se esqueça de dar atenção ao seu site, caso não tenha ainda, corra para fazer, enquanto você está sem o seu site, milhares de dentistas já estão providenciando os seus e vão estar na sua frente quando procurarem por dentista no Google.

Segundo pesquisas, mais de 90% das pessoas pesquisam no Google quando precisam de algo relacionado à saúde. Assim se você não tem um site bem estruturado, não vai aparecer para elas.

É importante se atentar para que o site esteja de acordo com as melhores práticas do Google para não ficar para trás.

Saiba mais: Como fazer para o site aparecer nas primeiras páginas do Google 

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Ainda se vê muito cartões de visita em estabelecimento, porém temos o whatsapp, onde pessoas passam boa parte do dia. É possível criar um cartão virtual com links de contatos e compartilhar com seus clientes facilitando o contato entre vocês. Para ter isso é só falar com uma empresa de Marketing Digital.

Conclusão

Dessa forma possível perceber que tanto o Marketing Tradicional e Marketing Digital são úteis para sua clínica. Entretanto é preciso ver qual resultado quer atingir para focar em uma ferramenta ou mesclar o Marketing Tradicional e Marketing Digital.

NOTA IMPORTANTE

Cuidado com o código de ética conheça-o bem antes de fazer qualquer tipo de publicidade para não ser penalizado pelo conselho regional de Odontologia. Primeiramente é importante na hora de procurar uma empresa, verificar se esta tem o conhecimento do código de ética para evitar problemas futuros.

Sob o mesmo ponto de vista, criamos um conteúdo exclusivo sobre o que pode ou não fazer no Marketing odontológico segundo o CFO. Para acessar clique no botão abaixo

Acessar conteúdo Código de ética CFO

 

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