Como calcular o preço de um procedimento na clínica em 3 passos

Como calcular o preço de um procedimento na clínica em 3 passos

Existem muitos artigos na internet mostrando como chegar ao preço que se deve cobrar por um determinado procedimento dentro da clínica. Alguns autores adicionam muitas variáveis, tornando o cálculo muito complexo. Grande parte dos Profissionais da saúde acabam desistindo de fazer este cálculo, se limitando a cobrar o valor médio de mercado, ou até mesmo estabelecendo valores subjetivos para cada paciente diferente, o que pode trazer problemas de inconsistência e conflitos com os pacientes.

Para ter um preço coerente com seus custos e com a margem de lucro que precisa ter, vai aqui a dica mais simplificada possível:

 

Primeiro passo: Saber quando custa sua hora clínica. Como calculo isso? Temos um conteúdo exclusivo sobre este tema, clique aqui para acessá-lo.

 

Segundo passo: Sabendo o custo da hora clínica, calcule o custo de cada procedimento. Anote o tempo gasto para executá-los e multiplique pelo custo de sua hora clínica. Se algum procedimento envolver mais custos, como o de próteses por exemplo, some este custo ao valor final.

 

Terceiro passo: Usar um Markup para chegar ao preço de venda. Com o custo por procedimento calculado, chegou a hora mais subjetiva. Você precisa chegar à conclusão de que lucro gostaria de ter, para isso vamos utilizar o método do markup (índice multiplicador que aplicado sobre o custo vai trazer o seu preço de venda final).

 

Como usar este tal de Markup na clínica?

Usar o Mark Up, ou multiplicador, garante que o preço final do produto cubra todas as margens de custo fixos e variáveis, assim como uma margem de lucro adequada a cada procedimento.

Por ser um método simples, baseado em um índice multiplicador ou divisor, é muito prático e por isso bastante utilizado.

Para calcular o preço por procedimento(PP) utilize a seguinte fórmula:

PP = CP x (1+LP)

CP = Custo por procedimento (valor em R$)

LP = Lucro pretendido –> markup (em percentual)

 

Vamos ao Exemplo:

Um procedimento que custa R$90, vamos aplicar o mark-up de 45%, vamos chegar ao preço de venda:

 

PP = 90 x (1+0,45)

PP = 90 x 1,45

PP = R$130,50

 

Para o procedimento de custo total de R$90,00, ao colocar um markup de 45%, seu preço de venda deve ser R$130,50.

O Markup é subjetivo, e reflete na lucratividade do procedimento. Para saber qual o mark-up que você está praticando hoje, basta fazer a conta inversa, ou seja, dividir o Preço do Procedimento pelo Custo do Procedimento.

Esta é a forma mais simples de você ajustar os preços de seus procedimentos à sua necessidade e realidade.

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