Como escolher o nome do consultório ou da clínica

Como escolher o nome do consultório

Um dos conteúdos mais acessados da SuperDental está relacionado a “como escolher o nome do consultório ou da clínica”. Este conteúdo tem milhares de acessos todos os meses e depois de muita procura de Dentistas por ajuda para escolher o nome do consultório, decidimos escrever este conteúdo para ajudar o dentista a escolher o melhor nome para seu consultório.

Com base em nossa experiência em marketing, uma dos aspectos mais difíceis no marketing odontológico é sem dúvida, a escolha do nome para o consultório. Esta é a primeira etapa do processo de branding. Antes de ter sua logo do consultório, é importante ter um nome bem escolhido para não se arrepender depois.
Embora a escolha do nome seja um processo muito pessoal, podemos ajudar com algumas dicas valiosas que pode facilitar muito este processo.

Confira 6 dicas que te ajudarão na busca de como escolher o nome do consultório ou clínica:

1- Brevidade

As empresas de maior relevância em todos mercados, como exemplo a Apple, costumam ter um nome curto. Isso facilita a referência no mercado. Evite sempre que puder nomes complexos e compostos. Se tiver um nome comprido, pense em colocar siglas e abreviações.

Alguns exemplos de empresas que fizeram isso abaixo:

C&A, Em 1841, os irmãos Brenninkmeijer abriram uma loja de tecidos na Holanda. Sintéticos, Clemens e August batizaram o empreendimento com suas iniciais.

A conhecida de todo dentista 3M – Surgiu em 1902 como Minnesota Mining and Manufacturing (“Minnesota Mineração e Manufatura”), e economizou 29 caracteres ao encurtar para 3M.

LG – O nome surgiu da junção de duas marcas de eletrônicos sul-coreanas, Lucky e GoldStar. Mas eles preferem que você associe as letras ao slogan “life’s good” – “a vida é boa”.

CVC – Como os irmãos C&A, Carlos Vicente Cerchiari usou suas iniciais na marca. Em 1976, CVC saiu da agência de viagens, mas sua sigla ficou. Entretanto, a empresa utiliza o slogan “Sempre com você” referenciando à fonética CVC (com você).

IBM – Pode chamar de International Business Machines, “[companhia] internacional de máquinas de negócios”. É de 1924, quando computador não era pessoal, mas financeiro.

2- Direitos autorais

Paralelamente à escolha do nome do consultório, é importante saber se é possível registrar a sua marca, para não ter problemas no futuro. Se você pensa em se consolidar no mercado com esta marca, o registro é imprescindível. Para fazer o registro é super fácil, basta acessar o INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial, fazer seu cadastro e solicitar seu registro. Porém, antes de tudo, fazer consultas para saber se o nome escolhido está disponível.

3- Sonoridade para facilitar a pronúncia

Ter uma fonética simples pode fazer toda a diferença para não complicar na hora de falar de sua marca ou até mesmo das pessoas a pronunciarem. Evite também nomes em outros idiomas. Muitas vezes seu público alvo pode não conseguir pronunciar.

4- Usar o próprio nome

Esta escolha deve ser feita com cautela, temos um conteúdo sobre isso, para acessar o conteúdo, clique aqui. O motivo de se evitar o nome próprio, é de não se prender ao seu consultório, pois uma hora você pode querer se aposentar, ou até expandir sua clínica com outros profissionais. Quando isso acontecer, usar seu nome pode fazer você perder alguns clientes que vierem pelo seu nome e não aceitarão fazer o tratamento com outro. Pense nisso.

5- Expandir para outros tratamentos

Cuidado na hora de escolher o nome por exemplo: Clínica modelo – aparelhos odontológicos, se você pensa em expandir para outros tratamentos ou até mesmo para uma franquia, pense em um nome genérico, usando somente o nome e Odontologia, por exemplo. Agora, se você quer mesmo focar somente em uma especialidade, colocar o nome desta, faz todo sentido.

6- Seja original na hora de escolher o nome

Tente escolher um nome que seja único, para você se diferenciar no mercado, um nome só seu pode fazer a diferença.

Como posso fazer para escolher o nome de meu consultório ou o nome de minha clínica?

Sugestão da SuperDental para ajudar você a escolher o nome de seu consultório:

Primeiramente, faça uma lista com aproximadamente 10 nomes que lhe agrade. Com esta lista você envia para votação, escolha pessoas mais próximas ou até mesmo pacientes.
Ordene as três que tem mais aceitação pelo público. Salvo você tenha gostado muito de uma que não esteja entre estas 3, sugerimos escolher entre elas. Escute seu público sempre.
Com o nome escolhido, você já pode pensar no próximo passo de sua marca. Escolha uma empresa profissional para fazer sua logo, clique no botão abaixo para falar com um de nossos consultores.

Clique para falar com um consultor.

Autor: Thiago Caparroz – CEO da SuperDental

2 COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here