O marketing para dentistas é atualmente o grande aliado dos dentistas para fazer a clínica ou consultório crescer. Se você fizer o marketing do jeito certo, claro.
Primeiramente, muitos profissionais da odontologia estão cometendo os mesmos erros continuamente, acreditando que sempre fazer a mesma coisa vai conseguir um resultado diferente. Quando todos aos seu redor, seus colegas e clínicas conhecidas estão cometendo estes mesmos erros também. Assim fica difícil imaginar de se fazer algo diferente. Pois essa, normalmente é a referência que os profissionais da odontologia possuem.
Se você, dentista, parar para pensar e revisar sua estratégia de marketing odontológico, você pode dar um belo impulso no retorno de seu investimento em marketing. Para que isso dê certo, você deve tomar cuidado e evitar cometer os mais comuns erros de marketing dos profissionais da odontologia. Confira abaixo os erros e entenda como evitá-los.
1 – Confiar na intuição para o marketing odontológico
Sua intuição sobre o que funciona ou o que não funciona pode ser um erro que custa caro. Esta é uma das mais comuns falhas dos Dentistas que se aventuram no marketing odontológico. Mas fiquem tranquilos, até os mais experientes profissionais de marketing cometem este erro.
Com tantos dados e ferramentas de análise no mercado, hoje em dia não se pode mais usar a desculpa do fracasso de uma campanha com base na sua intuição. Quanto mais você se aprofundar na análise dos dados para entender o que funciona e o que não funciona, melhor será a performance do seu marketing odontológico.
Quando você começar a fazer isso, com certeza nunca mais dará um passo no marketing de sua clínica ou consultório com base na intuição ou nos comentários de outras pessoas.
Isso não significa que você não deva experimentas ou parar de fazer o que acha que é certo. Neste caso, o que você deve ter em mente é usar os dados ao seu favor para validar o que está fazendo. Com isso, tomar boas decisões no marketing odontológico.
2 – Mentalidade de rebanho – Seguir a manada.
Se um colega dentista acha que ter seguidores nas mídias sociais é o caminho do sucesso, você deveria pensar igual?
Primeiramente, salvo você virar um digital influencer, seguidores ou curtidas não colocam gente na sua cadeira.
No marketing odontológico, não existe uma receita de bolo. Não necessariamente o que uma clínica faz no marketing, funciona para a sua clínica. O resultado depende da tríade do sucesso no marketing odontológico, que são: a estratégia, o investimento e o atendimento. Se você quiser somente fazer uma campanha ou estratégia similar à uma clínica de sucesso que você acompanha e não preparar estes três pilares, as chances de não funcionar são grandes. Você se frustrará com o marketing odontológico acreditando que não funciona. Este fenômeno de querer copiar o que outras clínicas estão fazendo, achando que por ter muitos seguidores e curtidas, lhe trará sucesso, chamamos de efeito manada.
No entanto, não estou dizendo que explorar o que está funcionando está errado, muito pelo contrário. Sim, deve se testar o que você vê funcionando em outras clínicas, mas é importante entender o que está por trás da campanha. Com isso, cobrindo os três pilares da tríade do sucesso no marketing odontológico. Se quer copiar, tem que entender quanto foi investido, como funciona a equipe de atendimento, etc. Se você só se atentar somente à um dos 3 pilares, que é o que mais acontece, o da imagem, a chance de dar errado é grande. Portanto, teste e se prepare para não cair neste erro.
3 – Tentar cada canal de marketing, mas não dar tempo suficiente para ele trazer resultados.
O marketing odontológico é uma estratégia de médio a longo prazo. Muitos profissionais da odontologia começam investir no marketing digital para sua clínica ou consultório e por não conseguir resultados imediatos, já desistem. Assim, esta acaba sendo a maneira mais comum de desperdiçar seu dinheiro com o marketing odontológico.
[Post relacionado] Mensure seus resultados em seu site com o Analytics
Por isso, é importante entender que o fato do mundo digital se mover cada vez mais rápido, não significa que os resultados devem ser instantâneos. Não importa o canal, seja o Facebook, o Instagram, Youtube ou o Google. Seu público são pessoas, e leva tempo construir conexão com seu público e engajá-los.
Portanto, trace sua estratégia de marketing para sua clínica ou consultório. Aposte nos diferentes canais, invista e dê tempo para eles performarem. É importante acompanhar para ir ajustando sua campanha conforme os resultados forem aparecendo. Não se esqueça de estar sempre com a tríade do sucesso no marketing odontológico redondinha.
4 – Esquecer seus pacientes atuais
Quando pensamos em aumentar o retorno do investimento do marketing odontológico, a maioria dos dentistas pensam na captação de novos pacientes. É fato que isso melhora o faturamento da clínica ou do consultório. Mas não deve se esquecer de seus atuais pacientes.
Gasta-se muita energia na captação dos pacientes via marketing digital via marketing digital. No entanto, acabam esquecendo sobre o seu mais valioso paciente, o atual. A probabilidade de se voltar a fazer tratamentos nos pacientes atuais é de 60 a 70%, enquanto fechar novos tratamentos fica na casa dos 20%.
Portanto, traçar estratégias de marketing para seus atuais pacientes é tão importante quanto investir na captação de novos.
Milhares de clínicas ignoram a retenção de paciente em seus consultórios. Não cometa este erro você também. Se comunique sempre com seus pacientes.
Se está pensando em fazer o marketing digital para sua clínica ou consultório, fale com a gente. Podemos lhe mostrar muitas possibilidades.
Clique para falar com um consultor.
Autor: Thiago Caparroz (Especialista em Marketing Digital para Clínicas e Consultórios e CEO da SuperDental)