Tríade do Sucesso no Marketing Odontológico

triade do sucesso no marketing odontologico

Sobre a Tríade do sucesso no marketing odontológico.

O marketing para dentistas muda de tempos em tempos. Atualmente, com os avanços do mundo digital, tudo muda rapidamente. Por isso, é importante estar sempre atualizado com as novas tecnologias e plataformas.

Muito se fala em investir no marketing para clínicas e consultórios. Como fazer campanhas nas mídias sociais, como fazer campanhas no Google. Todos os meses surgem novos gurus do marketing odontológico prometendo lotar a clínica de pacientes tentando ensinar como fazer campanhas no Facebook, Instagram e Google por conta. É um movimento importante para os profissionais da Odontologia, pois de certa forma eles mostram a importância de se investir em marketing para não ficar para trás.

Quando um profissional da Odontologia se propõe a dar um salto nos resultados da clínica ou do consultório, uma das primeiras coisas que lhe vem à cabeça é: O marketing Digital. Principalmente nas mídias sociais. No entanto, não basta somente copiar o que o colega de profissão está fazendo com relação às postagens, achando que terá o mesmo resultado. Para se ter sucesso com o marketing odontológico, você deve se atentar à três fatores que se bem trabalhados vão levar sua clínica ou consultório ao sucesso. Chamamos de Tríade do sucesso no Marketing odontológico. Que são, Campanhas bem-feitas, Investimento e Atendimento.

Erros Comuns dos Dentistas no marketing odontológico

Além da Tríade do sucesso no marketing odontológico, você também deve evitar cometer os erros mais comuns que os dentistas fazem com relação ao marketing digital para dentistas. Clique abaixo no Link para acessar nosso conteúdo sobre estes erros.

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Continuando, temos o costume de sempre achar que a grama do vizinho é mais verde que a nossa. No entanto, esquecemos de parar para pensar sobre o que o vizinho faz que a grama dele é tão verdinha e a nossa não. Trazendo para o mercado dos dentistas. Você está vendo que um concorrente ou um colega de profissão está conseguindo muitos pacientes, acreditar que esse sucesso se deve somente àquela postagem nas mídias sociais e que pela quantidade de curtidas e comentários está tendo muito resultado, pode ser um grande erro. Veja por quê:

Clínicas e consultórios de sucesso investem em marketing

As clínicas e consultórios de sucesso que investem em marketing na captação de pacientes, em sua maioria estão com a tríade do sucesso no marketing redondinha. Ou seja, profissionalizaram suas campanhas. Investem bem todos os meses e tem uma equipe treinada e capacitada para atender seus potenciais pacientes e pacientes. Vamos aprofundar mais a seguir sobre a tríade do sucesso no marketing odontológico.

Tríade do sucesso no marketing odontológico

Primeiramente, de nada adianta você querer fazer o marketing de sua clínica ou consultório se não se movimentar e deixar a tríade bem ajustada. Entenda melhor sobre estes pilares e saiba como se preparar para que sua clínica ou consultório tenha o sucesso que você deseja.

1 – Campanhas de marketing profissionais para clínicas e consultórios

Atualmente a internet é o caminho mais fácil e barato de se chegar até seus potenciais pacientes. Primeiramente, você deve entender qual o seu público alvo. Isso para saber onde focar seus esforços e investimentos. Por exemplo, se você deseja alcançar um público com poder aquisitivo mais alto e que esteja procurando por suas especialidades. Neste caso, o ideal seria investir em campanhas no Google.

Campanhas de Google

Atualmente, toda pessoa com um pouco mais de esclarecimento e curiosidade, sempre que tem alguma necessidade ou sintoma, principalmente com relação à saúde, pesquisa na internet antes de ir à uma consulta.

Para se ter bons resultados no Google, primeiramente você deve ter um site bem estruturado e convidativo para que as pessoas que acessarem, se sintam atraídas em entrar em contato. Além das campanhas bem estruturadas para isso também. Você pode começar sozinho, se você se sentir confortável, claro. Para ajudar você com isso, preparamos um conteúdo para você entender como funcionam as campanhas do Google e como você pode fazer a sua campanha de sucesso. Clique no link abaixo para acessar.

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Campanhas de mídias sociais

Agora, se você quer massificar seu atendimento, atingir principalmente um público das classes média e baixa renda, as campanhas de mídias sociais é um ótimo caminho. Estruture bem suas campanhas, faça artes atraentes de acordo com suas especialidades e poste em sua fan page. Compartilhe nos grupos de sua cidade e com seus amigos. Quanto mais compartilhamento de pessoas na sua região, a chance de começar a ter bons resultados é grande.

No entanto, se você quer aparecer para mais gente em sua região para acelerar os resultados de seu consultório, você deve investir na publicidade, ou seja, investir em impulsionamentos nas mídias sociais ou no Google, aqui entra o segundo pilar da tríade do sucesso no marketing odontológico.

2 – Investimento em publicidade para ter mais pacientes

Inicialmente você já fez suas campanhas, sua publicação, compartilhou seu post com um monte de gente na da sua região e nos grupos, já começaram a chegar alguns pacientes, mas não está no ritmo que você gostaria. Aqui entra a importância do investimento em publicidade nas mídias sociais e no Google. Isso para que você apareça para exatamente o público alvo que você tem interesse. Afinal, de nada adianta você fazer uma campanha linda e maravilhosa, se você não investir em publicidade. Clínicas de sucesso investem pelo menos entre 30 e 50 reais por dia em publicidade para captação de pacientes.

Atenção, se você não tem domínio das ferramentas da internet, você pode perder dinheiro investindo pois pode não dar retorno. Por isso é importante antes de começar a investir, estudar, conhecer as ferramentas. Por outro lado, você pode também procurar por algum conhecido que entenda ou até mesmo uma empresa especializada como a SuperDental. Se precisar de ajuda clique no botão abaixo e fale com um de nossos consultores para saber de nosso trabalho.

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No entanto, só faça o investimento se você estiver preparado e disposto para arredondar o terceiro pilar da tríade do sucesso no marketing odontológico, o atendimento. Sem isso, sua conversão pode não ser satisfatória e pode não gerar bons resultados por este motivo.

3 – Atendimento bem treinado para se fazer o marketing para o consultório

Então você já fez suas belas campanhas, seu site está convertendo, as pessoas estão te procurando, mas o paciente não está agendando. Ou pior, está agendando e não está comparecendo à consulta agendada. Isso é muito normal quando falamos de pacientes provindos da internet. Mas calma, isso pode ser melhorado. Muitos dentistas com certeza passaram por esse problema quando começou a investir no marketing na internet. Este problema é mais intenso quando o pilar do atendimento não está totalmente desenvolvido.

Para melhorar estes indicadores de agendamento e comparecimento, você deve primeiramente ter isso muito bem controlado. Em segundo lugar, você deve preparar sua equipe e até mesmo você, se ainda não tiver um pessoal para isso. Atenda rapidamente os interessados. Outro ponto importante é marcar a consulta o mais rápido possível, não excedendo o prazo de 3 dias. Quanto mais longe, maior a chance de o paciente não comparecer à consulta.

O telefone é o seu maior aliado. Então, não fique somente nas mensagens. Ligue para seus potenciais pacientes, seja cordial, agende sempre o melhor horário para ele dando várias opções. Feito isso, envie juntamente lembretes por sms, email e WhatsApp. Complemente com ligação no dia da consulta para confirmação. Pode ter certeza que realizando estas ações, seus indicadores de agendamento e consultas irão melhorar.

No entanto, existe também a queixa de dentistas sobre pacientes que não fecham o orçamento. Para este caso é necessário entender os motivos e trabalhar sobre eles. Pode ser o preço alto para o público, neste caso vale reavaliar o preço ou condições de pagamentos. Um treinamento de vendas com certeza traria melhorias significativas neste indicador.

Se prepare para investir em Marketing na odontologia

Finalizando, com a tríade do sucesso no marketing odontológico bem aplicada, o sucesso de sua clínica ou consultório é questão de tempo. É importante ressaltar que o Marketing Digital deve ser encarado como um investimento de médio a longo prazo. Tenha paciência, analise seus resultados e utilize sempre os dados para melhoria de suas campanhas e atendimento. Esta é a verdadeira essência do marketing para a odontologia.

Autor: Thiago Caparroz (Especialista em Marketing Digital para Clínicas e Consultórios e CEO da SuperDental)

Se a sua dificuldade é com o marketing e captação de pacientes, pode falar com a gente, vamos fazer um bate papo para entender como você pode melhorar o resultado ou a captação de pacientes para seu consultório. 

Então, se você tiver interesse, clique no botão abaixo que estaremos à sua disposição para conversar e, se for o momento, lhe apresentar uma solução que melhor lhe atenda e dê bons resultados.

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