Controle os contatos efetivos da equipe de atendimento comercial da clínica darão a visão de como melhorar sua conversão de agendamentos. Além de dar uma previsibilidade de crescimento para sua clínica ou consultório.
A partir do momento que você passa a ter uma pessoa responsável pelo atendimento comercial em sua clínica ou consultório, também passa a ser muito importante o monitoramento dos indicadores desse profissional. Uma vez que você consiga ter os indicadores mapeados corretamente, fica muito mais fácil melhorar o trabalho deste profissional com treinamentos e crescer cada vez mais de acordo com seus objetivos/metas traçadas.
Quais são os indicadores comerciais mais importantes para o atendimento comercial da clínica?
Além dos indicadores de marketing, como exemplo deles, podemos citar a entrada de leads (potenciais pacientes), você precisa monitorar a taxa de ligações ou taxa de contatos efetivos com estes leads. Com esta informação você começa a entender quantos contatos efetivos seu profissional de atendimento comercial consegue fazer por dia. Sabendo também a quantidade de agendamentos, você consegue mapear, quantos contatos efetivos um profissional de atendimento comercial precisa para agendar uma nova consulta. Esta informação passa a valer outro, pois você pode trabalhar sempre para ter mais resultados, entendendo onde pode estar o problema em suas conversões.
Então, se você tem em suas mãos a quantidade de ligações ou contatos efetivos (WhatsApp, Messenger ou Direct) que uma pessoa faz por dia. Ou seja, quantos contatos são necessários para se conseguir um agendamento. Com isso, você passa a ter maior previsão sobre seus resultados e onde pode melhorar.
Vamos a um exemplo sobre entrada de leads e contatos efetivos.
Se você já investe em marketing, já sabe que é um caminho importante na captação de leads. Vamos supor que você invista e tem em média 10 leads novos todos os dias. Com estes leads, o seu profissional de atendimento comercial consegue contato efetivo com 5 deles. No entanto, somente 3 deles agendam uma consulta. Neste caso, controlando os indicadores, você verá que seu profissional consegue 50% de conversão sobre os leads entrantes. E ainda 30% dos leads que entraram viram agendamentos. Seria uma taxa boa? Em tese, sim, mas você pode sempre melhorar e entender o que pode fazer para conseguir sempre melhorar a taxa todos os meses.
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Para se ter melhores resultados, é importante que você acompanhe indicadores de ligações e agendamentos. Com eles você consegue entender quanto precisa investir para se ter mais agendamentos.
Então, vamos supor que você gostaria de ter entre 9 e 10 agendamentos por dia. Considerando que sua equipe de atendimento comercial irá manter os índices de contatos efetivos e de agendamentos. Você pode concluir que teria que investir algo em torno de 3 vezes o que está investindo hoje para conseguir mais leads. Pois com o investimento atual você está conseguindo 3 agendamentos. Claro que o marketing não é uma ciência exata. E ainda, pode ser que as plataformas não alcancem a performance que você gostaria. No entanto, este seria o conceito para conseguir melhores resultados. Tendo o controle de quanto se converte, ajudará a entender quanto precisa entrar para se ter melhores resultados. E ainda, melhorar seus indicadores caso estejam abaixo do esperado. Sempre treinando e capacitando sua equipe de atendimento comercial.
Treine bem sua equipe de atendimento para melhores conversões.
A grande dificuldade das clínicas e consultórios é garantir que sua equipe ou profissional de atendimento comercial esteja bem treinado. Fazer com que essa pessoa conheça bem os indicadores, possua meta de contatos efetivos e meta de agendamentos.
Como faço para ter este controle sobre os indicadores de sucesso no agendamento?
O mundo ideal seria você ter um CRM, que seria uma plataforma de controle de contatos de seus colaboradores com seus pacientes. Nós implementamos o CRM em todos os nossos clientes, pois sabemos que isto é um divisor de águas no entendimento e resultados com o marketing digital para Clínicas Odontológicas. Com isso, você conseguirá acompanhar diariamente, semanalmente e mensalmente cada pessoa de sua equipe de atendimento comercial.
Sendo assim, sabendo estes indicadores, ficará muito mais fácil tomar melhores decisões comerciais e no marketing em sua clínica ou consultório.
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