Quando falamos de tendências do marketing odontológico para 2019, já pensamos na internet. Pois é, já foi “profetizado” que 2019 será o melhor ano até então, da internet e do marketing digital. No entanto, considerando as tendências dos últimos anos, cada ano que passou, já foi melhor que o anterior. O que mais esperar de 2019?
Mudanças no cenário do marketing digital para clínicas e consultórios.
Nos últimos anos notamos algumas mudanças no comportamento dos clientes com relação ao marketing digital para o consultório. Hoje em dia é muito mais difícil e caro conquistar mais pacientes pelas mídias sociais comparado a 2016. Identificamos alguns motivos com base em nossa experiência de muitas clínicas da base de clientes da SuperDental, listamos eles abaixo:
Facebook para Consultórios e clínicas
Em primeiro lugar, a concorrência apareceu fortemente em relação há dois anos atrás. Muito dentista abriu o olho para as mídias sociais e começou investir para não ficar para trás. Em contrapartida, as mídias sociais viraram um banco de anúncios. Como consequência o Facebook pela primeira vez começou a perder seguidores.
Como resultado desta perda de Seguidores do Facebook, o CEO Mark Zuckerberg anunciou mudanças no algoritmo dando mais relevância à conteúdos e vídeos, deixando ainda mais caro a publicidade dentro da plataforma (Facebook e Instagram).
Notamos que com toda esta carga de informação e anúncios publicitários do Facebook, as pessoas perderam um pouco a paciência de ficar olhando estas campanhas nas mídias sociais e muitos passaram a seguir menos a plataforma.
Só para exemplificar, uma campanha semanal para captação de pacientes em 2016 gerava resultado a partir de R$50, hoje em dia, está difícil atingir este mesmo resultado investindo R$150 por semana. No entanto, é importante continuar investindo, cada um com sua estratégia de acordo com seu público alvo. Se for um público mais A/B importante investir em informação e conteúdo, público C/D/E, focar nos anúncios mais publicitários de tratamentos.
Em Segundo Lugar, o Google patrocinado. Antigamente chamávamos este anúncio de Google Adwords, hoje em dia é chamado de Google Ads. Este, por sua vez, continua rendendo bons frutos para os que apostam na continuidade de campanhas. No entanto, assim como as mídias sociais, este canal ficou mais caro, principalmente por conta da concorrência.
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Com todo este cenário do crescimento do marketing digital, tornando-o mais caro e disputado, não é à toa que estas empresas estão entre as top 5 empresas mais valiosas do mundo.
listamos aqui duas tendências do marketing odontológico para 2019.
Retorno do Marketing Offline
Pode parecer mentira, mas as pessoas estão voltando a dar valor no antigo marketing tradicional, agora virou incomum. Já pensou em enviar uma carta escrita ou pelo menos assinada à mão lembrando seu paciente que ele está há 6 meses sem te visitar? Ou parabenizando ele pelo aniversário. Por e-mail, muitas vezes nem chega até o paciente e se torna muito mais fácil de se descartar com apenas um clique, já a carta não. Com o Marketing Offline você vai ter a chance de fidelizar mais ainda seu paciente. Pense nisso.
Fortalecimento do Marketing Social
Cada vez mais as pessoas estão engajadas com a responsabilidade social das empresas. Não é diferente para clínicas odontológicas. Sendo assim, seus pacientes tendem a gostar mais se você mostrar para eles que se preocupa com isso. Se programe e faça ações de responsabilidade social em 2019. Alguns exemplos: a campanha do câncer de mama, aleitamento, combate à exploração do trabalho infantil, e por aí vai. Veja o calendário e se programe para sair bem na foto para seus pacientes.
Para ajudar você a se programar com suas ações de marketing, disponibilizamos uma planilha com as datas comemorativas e os períodos de algumas campanhas de responsabilidade social. clique no botão abaixo para baixar sua planilha e começar a se planejar para as Tendências do Marketing Odontológico para 2019.
Clique para baixar a planilha.
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Olá, boa tarde.
Gostaria de receber uma proposta para realização do marketing digital da minha Clinica.
Muito obrigado.
Dr. Sidney Tadeu Manoel
Olá Dr. Sidney, um consultor nosso entrará em contato para passar todas as informações de planos e preços. Obrigado pelo interesse.