Reduzir a falta de seus pacientes às consultas está ficando cada vez mais difícil. Com o acesso mais fácil das pessoas à internet e o aumento da concorrência no marketing odontológico, as pessoas estão sendo bombardeadas por campanhas de dentistas nas mídias sociais.
Sobre o compromisso de pacientes vindos das mídias sociais
Com as campanhas nas mídias sociais, na maioria das vezes você não atinge o público que está procurando pelo seu serviço, diferentemente de campanhas de pesquisas no Google.
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Podemos chamar este marketing odontológico nas mídias sociais de marketing de oportunidade. Pois é uma estratégia massiva e aparece para as pessoas que estão navegando nas mídias sociais sem compromisso. Para não perder o embalo, estas pessoas acabam fazendo cadastro nas campanhas. Nem sempre esta pessoa é um potencial paciente. Por isso está cada vez mais difícil fazer com que este paciente compareça à consulta agendada.
Atualmente no Brasil se tem uma taxa entre 20% e 30% de comparecimentos de pacientes que vieram pelas campanhas de mídias sociais. Pode parecer um número baixo se você investe pouco e não aborda rapidamente estes potenciais pacientes.
No entanto, se você parar para pensar que essa é a estratégia principal de clínicas populares. Que estas clínicas certamente possui uma equipe dedicada para entrar em contato e fazer o agendamento. Você verá que esse é um bom número. Pois 20% de 10 são 2 consultas. Entretanto, para quem investe bem e tem um volume de 500 ou 1000 potenciais pacientes no mês, estamos falando de 100 ou 200 consultas no mês.
Procure melhorar o agendamento de seus pacientes
Sempre pensando em novas estratégias, é importante buscar melhorias no atendimento e na conversão de pacientes para poder melhorar a taxa de consultas efetivas. Com essa melhoria, consequentemente o faturamento do consultório no final do mês irá melhorar também.
Sendo assim, vale a pena repensar sua estratégia nas mídias sociais. Investir bem e ter sempre uma pessoa dedicada para capturar estes potenciais pacientes.
Então, para ajudar na estratégia e melhorar a taxa de comparecimento à consulta, sugerimos um fluxo do início do atendimento até o dia da consulta. Chamamos ele de Fluxo do Sucesso do atendimento Odontológico.
Fluxo do Sucesso do Agendamento Odontológico.
Primeiramente temos o contato inicial, buscando sempre o agendamento. Este deve ser feito para no máximo 3 dias para não esfriar o compromisso do paciente. No entanto, assim que desligar o telefone, já enviar a confirmação do agendamento pelo WhatsApp. Atualmente, esta é a ferramenta mais poderosa no agendamento odontológico.
No dia anterior à consulta: É importante ter um lembrete sobre a consulta via WhatsApp também. Solicitando sempre a confirmação do paciente.
Então é chegada a data da consulta: Logo na primeira hora do dia, é importante a secretária ligar para confirmar os comparecimentos do dia. Este lembrete vai evitar que os esquecidos deixem de comparecer na sua consulta. Com isso sua agenda não vai ficar com espaços vazios.
Veja abaixo o Fluxo no infográfico. Apresente para sua secretária e peça que comece a aplicar ele. É uma metodologia simples, muitos consultórios já a utilizam. Tenha certeza que com este pequeno esforço, seus resultados tendem a melhorar.
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